Ouvidoria 0800 718 2048 | SAC 0800 200 6070 | Sinistros 0800 202 2042

Manchetes do Mercado

27 de outubro de 2022

Startups brasileiras do agronegócio são selecionadas para participar de exposição na China

Compartilhe

Oito startups brasileiras foram selecionadas para integrar o pavilhão da Exposição Internacional de Importação da China (China International Import Expo – CIIE), que acontecerá ainda este ano em Xangai, China. As startups participaram da Semana de Inovação China-Brasil, que é realizada há três anos pela Associação Chinesa de Ciência e Tecnologia.

Nesta terceira edição, o evento foi promovido pela ApexBrasil, em parceria com o Consulado Geral do Brasil em Xangai, a Embaixada Brasileira em Pequim e a Venture Cup China. Os Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e de Minas e Energia (MME) apoiaram a iniciativa.

O objetivo do evento é conectar startups do Brasil com potenciais parceiros e investidores chineses nas áreas de agricultura, energia e tecnologia verde. Para este ano, o tema principal da Semana de Inovação foram as tecnologias agrícolas, energéticas e ambientais.

Abrir novas oportunidades para agtechs é uma das missões da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação. Além da China, eventos que possibilitaram o contato de startups com redes de inovação nos EUA, Europa e América do Sul ocorreram ao longo de 2021 e 2022. Os resultados da Semana de Inovação na China é um dos muitos que o agronegócio brasileiro poderá colher a partir das iniciativas de inovação aberta da Secretaria.

“A seleção de startups brasileiras do nosso agro demonstra o poder de políticas públicas como o AgroHub Brasil em promover ambiência e gerar oportunidades concretas de criarmos novos mercados e agregar valor para o agro brasileiro. Além disso, mostra que o time da Secretaria de Inovação está atuando desde o nascedouro de empresas, com nossas chamadas de startups – como a atual Chamada para o Agronordeste Digital, até a internacionalização daquelas que estão mais maduras, como está acontecendo com esse processo na China”, diz a diretora do Departamento de Apoio à Inovação para Agropecuária, Sibelle Silva.

As startups brasileiras selecionadas para programas de aceleração após a Terceira Semana de Inovação China-Brasil são: Agricon Business; Ectare; JMM Tech; Pitaya Irrigação Eficiente; Predativa; Asel Tech; Dispor Energia e Termica Solutions. Também integrarão a CIIE quatro startups que participaram da edição anterior da Semana de Inovação, são elas: Krilltech, AI Robot, Ecotrace e Green Mining.

Além dessas startups, três outras foram selecionadas para acompanhar um mês de sessões individualizadas com mentores locais para adaptar o modelo de negócios à China, entender o mercado, solucionar pontos como interoperabilidade, preço, distribuição e também fazer um matchmaking com potenciais parceiros locais. Foram elas: Biosolvit, Ecotrace e Imersa.

Semana de inovação

Durante o evento, que ocorreu em agosto, foi realizado o Fórum de Sustentabilidade Brasil-China, “Demo Days” para startups e o Fórum China-Brasil em Neutralidade de Carbono. Uma oportunidade para reunir grandes empresas do setor de tecnologia na China e no Brasil, investidores, incubadoras e aceleradoras locais, e acadêmicos para debater e apresentar oportunidades de inovação na China para startups brasileiras.

O evento ocorreu virtualmente para a delegação brasileira, composta por até 15 startups dos setores de sustentabilidade, focadas em desafios relativos à energytech e agritechs, com potencial de abertura de operação na China ou parceria com mercado chinês.

A iniciativa insere-se no âmbito do Programa de Diplomacia da Inovação (PDI) do Ministério das Relações Exteriores, que desenvolve ações para elevar o perfil do Brasil junto aos ecossistemas estrangeiros de inovação, visando, entre outros aspectos, a identificar parcerias, atrair investimentos e apoiar a internacionalização de startups.

Fonte: MAPA

Publicado em: ,