Ouvidoria 0800 718 2048 | SAC 0800 200 6070 | Sinistros 0800 202 2042

Manchetes do Mercado

18 de julho de 2023

Repique de frio no Sul do país: temperaturas abaixo de 3 °C

Compartilhe

Sul
Dia seco e bastante gelado em boa parte do Sul do Brasil, devido ao avanço da segunda onda de frio.

Dessa forma, as geadas podem ser abrangentes durante a madrugada no Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina, com mínimas abaixo de 3 °C.

Enquanto isso, a frente fria segue avançando e pode provocar chuvas rápidas e irregulares entre o norte catarinense e áreas do Paraná, sem grande volume.

Sudeste
A frente fria persiste na altura do Sudeste e ainda pode provocar pancadas de chuva na faixa leste da região nesta terça-feira.

De modo geral, o volume não será expressivo, mas as chuvas podem acontecer a qualquer momento do dia.

No oeste de São Paulo e no oeste e metade norte de Minas Gerais, o tempo firme vai predominar.

Centro-oeste
O tempo firme predomina em praticamente todo a região, ainda sob efeito de uma massa de ar seco.

Pode chover de forma bem isolada no extremo sul de Mato Grosso do Sul, mas nada que deva gerar grande preocupação.

Nordeste
O tempo firme segue predominando sobre a maior parte da região. A exceção fica com as áreas mais próximas ao litoral, devido a combinação entre calor e umidade.

Além disso, pancadas isoladas e sem grandes acumulados podem ser registradas.

Norte
O tempo firme predomina no Acre, Rondônia, metade sul do Amazonas, metade sul do Pará e no Tocantins. A condição é de sol e muito calor nessas áreas.

Enquanto isso, chuvas rápidas ainda podem ser registradas na metade norte da região, por conta das instabilidades tropicais.

O tempo nos próximos dias
A semana começa com o repique do frio no Sul do país, devido ao avanço de uma segunda massa de ar polar, que chega na retaguarda de uma frente fria atuando entre Santa Catarina e Paraná. As geadas ficam mais restritas ao Rio Grande do Sul, mas podem avançar até Santa Catarina na madrugada desta terça-feira.

O centro de alta pressão atmosférica, no entanto, vai se deslocar para o oceano até meados da semana. Por isso, o frio será abrangente e duradouro.

No entanto, a frente fria, mesmo que afastada no oceano, deve manter o tempo instável nos próximos dias principalmente no leste do Sudeste, mas de modo geral, as chuvas serão irregulares e sem grande intensidade.

A exceção deve acontecer na quarta-feira (19), com chuvas mais expressivas no Rio de Janeiro, não se descartando o potencial para algum transtorno, mesmo que de forma pontual.

Na metade norte do país, a semana será marcada por pancadas rápidas, intercaladas com períodos de sol e calor, sem grande volume.

Fonte: Canal Rural

Publicado em: