Ouvidoria 0800 718 2048 | SAC 0800 200 6070 | Sinistros 0800 202 2042

Manchetes do Mercado

1 de abril de 2022

Diplomatas conhecem sistemas produtivos integrados no último dia do AgroBrazil

Compartilhe

Durante quatro dias, a comitiva com representantes das 11 delegações estrangeiras participantes do Programa de Intercâmbio AgroBrazil conheceu a produção agropecuária de Mato Grosso aliada à tecnologia e à sustentabilidade. A missão técnica foi organizada pela CNA e pela Famato.

O encerramento da missão ocorreu na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Agrossilvipastoril em Sinop, na quinta (31), com uma programação voltada aos sistemas produtivos integrados de baixo carbono.

A comitiva visitou as instalações do centro de pesquisa, laboratórios e vitrines tecnológicas de consórcio de lavouras e Sistemas AgroFlorestais, áreas de restauração de Reserva Legal, além de conhecer o maior experimento de Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF) do país.

Os pesquisadores ainda mostraram o experimento de plantação de dendê no bioma Amazônia.

O vice-presidente de Relações Internacionais da CNA e presidente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Gedeão Pereira, afirmou que a viagem técnica mostrou o alto nível de produção e eficiência de Mato Grosso.

“Nós estamos atingindo os nossos objetivos para mostrar a pujança da agropecuária de Mato Grosso.

As tecnologias geradas pela Embrapa permitiram o avanço e a qualidade da agricultura existente no Brasil.“

“As pesquisas têm objetivos estratégicos para gerar incremento da produtividade e da sustentabilidade da produção agropecuária. O produtor que opta por adotar as tecnologias de baixa emissão de carbono tem benefícios econômicos e ambientais”, destacou a chefe-geral da unidade da Embrapa, Laurimar Vendrusculo.

Após uma pausa de dois anos na execução do Programa Agrobrazil em razão da pandemia, a diretora de Relações Internacionais da CNA, Sueme Mori, falou da importância da missão técnica.

“Os diplomatas conheceram sistemas produtivos diversos e finalizaram a programação focada na pesquisa agropecuária. A visita à Embrapa, em Sinop, mostrou porque o Brasil deu um salto em produtividade e sustentabilidade ambiental. O estreitamento com representantes de importantes parceiros comerciais e outros que têm alto potencial é importante para mostrar a realidade do agro brasileiro”, destacou Sueme.

Toda a programação do AgroBrazil foi acompanhada pelo presidente da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da CNA, Ricardo Arioli e pela assessora técnica de Relações Internacionais da CNA, Rita Padilha.

Com a palavra, os diplomatas:

Elisa Nieto, adida agricola da Embaixada da Espanha:

“Somos privilegiados por conhecer as culturas mais importantes de Mato Grosso. É interessante ver a coragem dos produtores rurais. O Brasil está aumentando a produtividade graças ao uso da tecnologia desenvolvida pela Embrapa. Eu acho muito importante transmitir isso ao mundo”

Vicente Damian Taberner, Primeiro Conselheiro da Embaixada da União Europeia:

“Foi muito interessante ver in loco o desenvolvimento da agricultura em Mato Grosso; ter o contato com os produtores e saber de todo o esforço que existe por trás de todo o desenvolvimento. O diálogo e essa experiência são importantes para conhecer o que de fato está acontecendo”.

Roland Walter Mohr, Conselheiro Agrícola da Embaixada da Alemanha

“Esse sistema integrado é uma forma de maximizar a produção de alimentos. É bom para o solo, para o melhor desempenho dos animais, para os recursos hídricos e para o meio ambiente. Fiquei bem impressionado de estar aqui nessa experiência”.

Participaram dessa missão técnica, diplomatas da Alemanha, Austrália, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, Índia, Indonésia, Malásia, Países Baixos, Singapura e União Europeia.

Fonte: CNA

Publicado em: ,