Ouvidoria 0800 718 2048 | SAC 0800 200 6070 | Sinistros 0800 202 2042

Manchetes do Mercado

16 de maio de 2023

Sul e Sudeste têm baixo risco de geada; veja a previsão

Compartilhe

Confira a previsão do tempo em cada região do Brasil para esta terça-feira (16) e saiba que municípios têm possibilidade de geada.

Sul

A previsão do tempo para a região indica nebulosidade no sul do Rio Grande do Sul e no litoral de Santa Catarina e Paraná. No entanto, o tempo será ensolarado no restante das localidades e não estão previstos acumulados para o dia. O clima continua a contribuir para a colheita da soja em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, como também a semeadura do trigo. Além disso, o manejo do solo e tratamento fitossanitário são recomendados o período. É importante destacar que, nos próximos dias, o tempo continuará frio com mínimas entre 4 ºC e 6 ºC nas áreas de baixada com risco baixo para geada fraca.

Sudeste

As projeções apontam para tempo estável sem chuvas nas regiões. O ar frio continua na região, com mínimas de 4 ºC e 6 ºC em São Paulo e sul de Minas Gerais e baixo risco para geada fraca. Apesar do milho segunda safra ter escapado de uma geada precoce, a ausência de chuvas no centro-oeste paulista deixa o solo em situação de estresse hídrico, que prejudica tanto o desenvolvimento da lavoura como também os produtores de cana-de-açúcar. As operações em campo devem seguir normalmente e a colheita do café deve avançar.

Centro-Oeste

O dia será de tempo ensolarado em todas as áreas e sem chance de chuvas. No entanto, o ar frio segue na faixa sul da região, com mínimas de 10 ºC e 11 ºC em Mato Grosso do Sul e sul de Goiás – mas sem o risco para geada. Apesar disso, o tempo estável deve contribuir para as operações em campo e tratamento fitossanitário. O milho safrinha e pastagens apresentam boa umidade apesar da ausência de chuvas. A faixa sul de Mato Grosso e oeste de Mato Grosso do Sul começam a atingir o patamares de cerca de 40%, que são considerados bons. Porém, é possível que essas áreas comecem o mês de junho com lavouras e pastagens prejudicadas pela restrição hídrica.

Nordeste

A previsão do tempo para hoje na região Nordeste indica precipitação no Maranhão, centro-norte do Piauí e faixa central da Bahia, faixa norte e sul do Ceará com acumulado de até 20 mm. No Maranhão, as frequentes chuvas tem causado transtorno na colheita da soja e, com o solo bastante úmido, o produtor tem encontrado dificuldades para os trabalhos em campo. No Maranhão, tempo estável somente na próxima semana. As lavouras de milho segunda safra e feijão foram as principais beneficiadas pelas condições do clima.

Norte

O Norte receberá chuvas, especialmente no noroeste e nordeste do Pará e faixa central do Amazonas, com volumes que podem chegar a 120 mm. Essa condição deve continuar a prejudicar a colheita da soja no território paraense, principalmente no polo de Paragominas, como também as operações em campo. A alta umidade prolongada na região deve impactar na qualidade da oleaginosa. Por outro lado, o tempo mais estável no Acre e Rondônia favorece a colheita do café.

Fonte: Canal Rural

Publicado em: