Ouvidoria 0800 718 2048 | SAC 0800 200 6070 | Sinistros 0800 202 2042

Manchetes do Mercado

15 de setembro de 2022

Projeto Regulação em Números promete ser um hub nacional de difusão de conhecimento na área

Compartilhe

Fruto do projeto do Centro de Pesquisa em Direito e Economia (CPDE) da Escola de Direito do Rio de Janeiro (FGV Direito Rio), já está no ar o portal Regulação em Números. O canal se estrutura como um hub nacional para viabilizar a produção e difusão de conhecimento qualificado sobre Regulação.

No portal Regulação em Números estão disponíveis notícias, pesquisas e publicações atualizadas sobre cada setor regulado: Energia, Saneamento, Saúde Suplementar, Sistema Financeiro, Telecomunicações, Transportes e Vigilância Sanitária. O projeto pretende criar um “hub” sobre regulação que concentre um conjunto variado de informações relevantes para os agentes públicos e privados envolvidos nos processos regulatórios brasileiros.

“A iniciativa surgiu a partir da percepção de que as informações sobre regulação no Brasil estão fragmentadas entre diferentes entidades públicas e sistemas informacionais. Não há sistemas integrados que permitam a comparação da atuação de entidades reguladoras, e não há, tampouco, metodologias padronizadas de análise dos dados gerados pelas agências. Ao levantar informações e divulgá-las de forma sistematizada e integrada, o projeto Regulação em Números pretende contribuir com o desenvolvimento de novas pesquisas empíricas e debate público sobre regulação no Brasil, gerando valor para a sociedade brasileira”, explica Sérgio Guerra, diretor da FGV Direito Rio.

Para aprofundar essas atividades, o projeto já criou os comitês de: Regulação em Infraestrutura Aeroportuária, Regulação de Portos; Regulação Ferroviária; Regulação de Seguros e Previdência; e Regulação de Petróleo e Gás. Em breve, novos comitês nas áreas reguladas deverão ser formalizados. Nesses fóruns a FGV Direito Rio desenvolve relacionamentos institucionais com órgãos públicos e instituições privadas, de forma a manter um diálogo permanente acerca da regulação brasileira, com os seus principais stakeholders.

A manutenção desse diálogo, por sua vez, deverá abarcar um conjunto diversificado de pesquisas e atividades acadêmicas, incluindo a realização de seminários e pesquisas acadêmicas, a promoção de reuniões entre seus membros e convidados para debater aspectos da regulação setorial, a produção de coletâneas, artigos e policy papers.

Sobre o Regulação em Números

O Regulação em Números é um projeto institucional da FGV Direito Rio, que tem três missões principais: produzir e difundir conhecimento sobre a atividade regulatória do país; contribuir para o aprimoramento do ambiente regulatório nacional; e fomentar boas práticas em regulação. Desenvolvido pelo CPDE da instituição, o Regulação em Números vem construindo uma agenda de pesquisa empírica, sobretudo de natureza quantitativa, sobre, entre outros temas, os seguintes assuntos: mecanismos de participação (audiências e consultas públicas) das agências reguladoras federais; produção normativa dos órgãos reguladores; controle político/legislativo das agências reguladoras; e controle judicial das agências reguladoras.

Entre as ações desenvolvidas pelo Regulação em Números destacam-se: produção de artigos científicos, relatórios de pesquisa e policy papers; construção de bases de dados próprias sobre os temas acima elencados; realização de seminários de pesquisa; e a promoção de edições anuais do Prêmio Melhores Práticas em Regulação.

Para acessar as informações do portal Regulação em Números, acesse o site.

Fonte: FGV

Publicado em: