Ouvidoria 0800 718 2048 | SAC 0800 200 6070 | Sinistros 0800 202 2042

Manchetes do Mercado

17 de abril de 2024

Avanço de área pode garantir produção recorde de algodão no Brasil nesta safra

Compartilhe

De acordo com estimativas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), e analisadas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP, o Brasil está prestes a alcançar um marco histórico na produção de algodão em pluma na safra 2023/24.

Aumento da Produção e da Área Plantada

Prevê-se que a produção atinja 3,6 milhões de toneladas, representando um aumento significativo de 13,4% em relação à temporada anterior. Esse resultado impressionante é impulsionado principalmente pelo aumento da área plantada, que registrou um crescimento de 16,3%, totalizando 1,94 milhão de hectares.

Desafios na Produtividade

Apesar do otimismo em relação aos números totais da safra, há projeções de uma queda na produtividade, estimada em 2,5%, resultando em uma média de 1.860 kg/ha. No entanto, esse declínio não impedirá o país de alcançar um recorde na produção de algodão em pluma.

Volatilidade nas Cotações Domésticas

No mercado doméstico, as cotações da pluma de algodão têm enfrentado volatilidade. Isso se deve à dinâmica entre os vendedores, que adotam uma posição firme, e os compradores, que buscam ofertas com preços mais baixos. Essa “queda de braço” tem limitado os fechamentos no mercado à vista.

Indicador Cepea/Esalq e Contratos Futuros

O indicador Cepea/Esalq, que monitora os preços do algodão em pluma, registrou uma queda acumulada de 3,06% desde o início de abril, refletindo a oscilação do mercado. Enquanto isso, os agentes do mercado estão buscando realizar contratos a termo, tanto para o embarque nos próximos meses quanto para as próximas temporadas (2023/24 e 2024/25), visando garantir suas operações e minimizar os riscos.

Fonte: Globo Rural

Saiba mais sobre o Seguro Rural:

produção algodão seguro rural

 

Publicado em: