Ouvidoria 0800 718 2048 | SAC 0800 200 6070 | Sinistros 0800 202 2042

Manchetes do Mercado

21 de março de 2023

Jato subtropical, pancadas e até 150 milímetros de chuva; confira a previsão

Compartilhe

Instabilidades se farão presente no Brasil desta terça-feira (21) até o próximo domingo (26). Jato subtropical, pancadas de chuva e acumulados de até 150 milímetros (mm) são alguns dos destaques da previsão do tempo para o período. Risco de vendaval e queda de granizo também são mencionados.

Para esta terça, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) atua na porção do extremo norte do Brasil, principalmente no nordeste do Pará e no norte do Maranhão. Estão previstos acumulados na casa dos 40mm em Barra do Corda (MA), Araripina (PE) e Dom Inocêncio (PI).

A Alta da Bolívia continua atuando sobre porção norte e o Centro-Oeste, levando nuvens carregadas sobre toda região. Há risco de vendaval e de queda de granizo em Rondônia e no norte de Mato Grosso. Ao decorrer do dia, os acumulados podem chegar aos 50mm em Juara (MT) e Rolim de Moura (RO).

No Sul, a terça-feira terá, todavia, a presença do jato subtropical. Segundo a previsão do tempo, ele vai levar instabilidades principalmente no Rio Grande do Sul, sobretudo na fronteira do Brasil com o Uruguai. Há chance de vendavais e granizo por toda essa área. Acumulados de precipitação devem ficar na casa dos 20mm.

Tempo mais firme e seco na região que compreende o oeste de Santa Catarina, o Paraná, São Paulo e Minas Gerais. Eventualmente, pancadas de chuvas na porção oeste paulista e mineira deve ocorrer nesta terça, mas com valores que não devem ultrapassar os 20mm.

Previsão do tempo para os próximos dias

Os acumulados para os próximos cinco dias — ou seja, de quarta-feira (22) até domingo (26) devem se concentrar na na faixa sul da região Norte, no sudeste de Santa Catarina e na zona entre Pernambuco, Paraíba e Ceará. Nessas áreas, os acumulados devem ficar na casa dos 100mm.

Valores 150mm são esperados no noroeste de Mato Grosso e na parte leste de Rondônia, sobretudo na região de Cerejeiras (RO). Na porção sul gaúcha, os volumes previstos para o decorrer do período ficam na casa dos 70mm.

Fonte: Canal Rural

Publicado em: