Ouvidoria 0800 718 2048 | SAC 0800 200 6070 | Sinistros 0800 202 2042

Manchetes do Mercado

16 de novembro de 2022

Geada, temporais e corredor de umidade; confira a previsão

Compartilhe

Apesar de já estarmos na segunda quinzena de novembro, o Brasil segue com possibilidade de encarar geada. De acordo com a previsão divulgada pela Climatempo, a quinta-feira (17) pode contar com geada na região Sul do país — sobretudo na área serrana de Santa Catarina.

Além da chance de geada sobre o solo catarinense, a previsão do tempo indica a ocorrência de temporais em mais um dia. Tal condição climática é aguardada para a faixa do Sudeste que engloba os estados do Espírito Santo e de Minas Gerais. O mesmo é previsto para o oeste e sul da Bahia.

Segundo o boletim da Climatempo, a quinta-feira contará com um fenômeno além das chuvas, dos temporais e da chance de geada. Na região Norte — na área que pega os estados do Tocantins, Pará e Amazonas —, a expectativa é para a formação de um novo corredor de umidade, causado pela zona de convergência do Atlântico Sul (ZCAS).

Previsão do tempo com geada e temporais

Confira, abaixo, o resumo da previsão do tempo para as cinco regiões geográficas do Brasil. As informações são da Climatempo e válidas somente para esta quinta-feira (17).

Sul
Amanhecer com possibilidade de geada nas áreas de serra catarinense. Manhã fria entre os estados do Paraná e de Santa Catarina, mas sem chuva. À tarde, a temperatura sobe rapidamente, reforçando a grande amplitude térmica e a queda na umidade do ar.

Dia de sol e tempo firme no Rio Grande do Sul, mas com rajadas de vento pelo interior gaúcho.

Sudeste
A zona de convergência do Atlântico Sul (ZCAS) segue atuando e influenciando o tempo entre Minas Gerais e Espírito Santo. Tem alerta de temporais e chuva persistente ao longo do dia. No Rio de Janeiro, aumento das nuvens e chuva a qualquer hora.

Pancadas à tarde em Belo Horizonte e no Triângulo Mineiro. Tempo firme em São Paulo.

Centro-Oeste
A chuva persiste entre os estados de Mato Grosso e Goiás e a região do Distrito Federal — e segue em alerta. Chove forte no norte e leste mato-grossense. No entanto, o tempo segue firme no sul de MT e em Mato Grosso do Sul.

Nordeste
A ZCAS segue provocando muita chuva no oeste e sul da Bahia, com alerta para temporais. Chove fraco desde o litoral do Rio Grande do Norte até a Região Metropolitana de Salvador.

Tempo firme no centro norte do Maranhão, no Piauí, no Ceará e no sertão e interior nordestino.

Norte
O corredor de umidade causado pela ZCAS ainda deixa o tempo carregado no Tocantins e transporta umidade para o Pará e para o Amazonas. Chove em vários momentos, mas com bons períodos de sol.

Pancadas de chuva nas demais áreas da região, com forte intensidade.

Fonte: Canal Rural

Publicado em: ,