Ouvidoria 0800 718 2048 | SAC 0800 200 6070 | Sinistros 0800 202 2042

Manchetes do Mercado

16 de setembro de 2022

Frente fria, chuva e geada; confira a previsão para o fim de semana

Compartilhe

O fim de semana será de frio em boa parte do Brasil. De acordo com a previsão da Climatempo, os próximos dias serão de registros de chuva, além de passagem de uma nova frente fria e possibilidade de geada em pontos do Sul e do Sudeste.

No sábado (17), por exemplo, há chance de geada nas regiões de serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Para o domingo (18), o aviso é que pode gear em pontos do Sudeste, mais especificamente no sul mineiro.

A chuva, por sua vez, deve ocorrer em todas as cinco regiões geográficas do país — em ao menos um dos dias do fim de semana. Além disso, em parte da região Sudeste, a frente fria ganha força por causa de um ciclone extratropical.

Previsão do tempo para o fim de semana
Veja as condições climáticas para cada um das cinco regiões geográficas do país. As informações são da Climatempo.

Sábado (17): geada no Sul

Sul
Ainda faz frio durante a madrugada e manhã em toda a região. Há possibilidade de ocorrência de geada na região serrana entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul e nos Campos de Cima da Serra (RS).

As temperaturas não se elevam muito durante o dia e ficam amenas na metade oeste da região. Garoa ocasional pode ocorrer na Região Metropolita de Curitiba. Ventanias de moderada intensidade ocorrem na fronteira oeste e Campanha Gaúcha, com velocidade acima de 50 km/h.

Sudeste
A frente fria associada a um ciclone extratropical mantém as instabilidades na costa paulista, no Rio de Janeiro, regiões do Rio Doce, centro e noroeste mineiro e no Espírito Santo. A chuva vem acompanhada de trovoadas e tem os maiores acumulados no território capixaba e litoral norte fluminense, são esperados tempestades e ventanias.

Em Minas Gerais, a chuva é bem isolada e mal distribuída. As temperaturas diminuem, mas ainda faz calor em grande parte da região. Os índices de umidade relativa do ar UR) ficam em níveis críticos no norte paulista, Triângulo Mineiro e norte mineiro.

Centro-Oeste
A chuva ocorre apenas no norte e centro-norte de Mato Grosso, sendo isolada e acompanhada de trovoadas, sem acumulados expressivos. Nas demais áreas, o tempo firme predomina e os índices de UR ficam abaixo de 20% nas horas mais quentes do dia.

Nordeste
A chuva se concentra em toda a costa nordestina, mas de forma isolada e mal distribuída. Risco de tempo mais severo no norte e noroeste do Maranhão. No interior da região, as condições são de tempo seco e temperaturas elevadas.

Norte
O tempo firme predomina nos estados do Acre, Rondônia e Tocantins Nas demais áreas chove a qualquer hora do dia com ocorrências de descargas elétricas. Risco de tempo mais severo no no norte do Pará.

Domingo (18): geada no Sudeste

Sul
A formação de um cavado em médios níveis da atmosfera fecha o tempo no Rio Grande do Sul e no interior de Santa Catarina. A chuva vem acompanhada de trovoadas e pode acumular volumes expressivos na fronteira oeste. No Paraná, chuva ocasional no litoral e tempo firme nas demais áreas.

Sudeste
A entrada de ar frio favorece a possibilidade de ocorrência de geada no sul de Minas Gerais e diminui as temperaturas em São Paulo, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo. Algumas nuvens se formam, mas chove apenas no litoral sul paulista, território capixaba e nordeste e oeste mineiro.

Centro-Oeste
Tempo firme predomina em todo Mato Grosso do Sul, mas chove com trovoadas em Mato Grosso e Goiás. A chuva no território mato-grossense é volumosa, tem acumulados expressivos e picos de intensidade. Com isso, as chances de queda de granizo são elevadas. No estado goiano a chuva é bem isolada e mal distribuída.

Nordeste
A chuva permanece concentrada na faixa litorânea, mas sem volumes expressivos. Nas demais áreas o tempo firme e seco predomina. As temperaturas são elevadas em toda a região.

Norte
Pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas em praticamente toda a região. O tempo firme predomina apenas no Acre, sul de Rondônia e Tocantins. As temperaturas são elevadas em todas as áreas e faz calor.

Fonte: Canal Rural

Publicado em: