Chuvas de 100 mm vão derrubar temperaturas nos próximos dias; veja a previsão
Prepare-se para uma semana agitada em todo o país, com fortes chuvas e declínio de temperatura, conforme alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Mudanças Climáticas em Destaque
A partir de quarta-feira (20), a massa de ar quente cederá espaço a um sistema frontal, provocando chuvas intensas e temperaturas mais amenas em diversas regiões.
Regiões Afetadas
Norte, Nordeste e Centro-Oeste devem sentir os impactos mais significativos das chuvas, com acumulados acima de 100 mm em algumas áreas.
Previsão Regional
Estados como Amazonas, Pará, Rondônia, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Mato Grosso e Goiás devem ter os maiores volumes de precipitação. Temporais isolados também são esperados no Sul.
Continuidade das Chuvas
Na segunda semana de abril, as chuvas persistirão, especialmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com volumes expressivos.
Queda na Temperatura
Além das chuvas, uma queda na temperatura está prevista a partir de quarta-feira. O calor dará lugar a temperaturas mais amenas em todo o país.
Variação de Temperatura
Na quinta-feira (21), apesar das máximas elevadas em grande parte do país, Rio Grande do Sul e Santa Catarina já experimentarão temperaturas mais baixas. A partir de sexta-feira (22), a queda será mais intensa, especialmente no Sul.
Impacto nas Regiões Sul e Sudeste
Regiões como Planalto Sul do Paraná, serras de Santa Catarina e serra nordeste do Rio Grande do Sul registrarão mínimas de até 10°C. Em Minas Gerais e São Paulo, temperaturas mínimas abaixo de 20°C são esperadas.
Fonte: Canal Rural