Chuva vai cair muito forte nos próximos dias; saiba onde
As fortes chuvas que têm afetado o Sul do Brasil avançarão nesta quinta-feira (2) para o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e parte do Paraná, alerta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Temporais de forte intensidade são esperados, especialmente em Santa Catarina e nas regiões sul e oeste do Paraná, devido à formação de uma ampla área de baixa pressão atmosférica e ao deslocamento de uma frente fria.
Previsão para os próximos dias
Até 5 de maio, são esperados ventos fortes com rajadas acima de 60 km/h, descargas elétricas, granizo e chuvas superiores a 100 mm, previstos entre o norte do Rio Grande do Sul e o sul de Santa Catarina.
Detalhes da previsão
Chuvas Volumosas: Nas próximas 48 horas até sábado (4) e nas 96 horas seguintes até 6 de maio.
Variação das Temperaturas: Queda nas temperaturas na metade sul gaúcha até sexta-feira (3), com posterior elevação.
Chuva Persistente: Retorno da chuva na sexta-feira (3) ao Rio Grande do Sul, com áreas mais afetadas na metade norte gaúcha, divisa com Santa Catarina, nordeste gaúcho, litoral norte, serra do RS e sul de SC.
Impacto das chuvas intensas
Registros de chuvas persistentes e volumosas desde 27 de abril, com volumes chegando a 300 mm em menos de uma semana em algumas regiões, como Bento Gonçalves, Porto Alegre e outras localidades.
Causas e alerta
Influência do El Niño, bloqueando frentes frias e concentrando áreas de instabilidade sobre o Rio Grande do Sul, além do aumento da temperatura do Oceano Atlântico Sul e transporte de umidade da Amazônia. O Inmet destaca a importância de a população se manter informada e tomar precauções para evitar acidentes.
Fonte: Canal Rural