Ouvidoria 0800 718 2048 | SAC 0800 200 6070 | Sinistros 0800 202 2042

Manchetes do Mercado

16 de dezembro de 2022

7 alertas meteorológicos na previsão do tempo para hoje

Compartilhe

A semana termina sob a influência de uma nova frente fria na costa do Sul do Brasil, da zona de convergência do atlântico sul entre o Sudeste e o Norte e de um sistema de baixa pressão no norte do Paraguai. De acordo com a previsão do tempo para hoje, esses fenômenos influenciam o clima em áreas do Centro-Oeste, por exemplo. Além disso, a Climatempo chama a atenção para sete alertas meteorológicos em decorrência de possibilidades de condições adversas (detalhes abaixo).

Fora a frente frente sobre o leste sulista do país e os sete alertas meteorológicos, as tempestades com ventania e risco para transtornos estão previstas para áreas espalhadas por ao menos 13 unidades federativas:

Sul e oeste da Bahia;
Maranhão;
Piauí;
Centro-norte de Minas Gerais;
Boa parte de Goiás;
Distrito Federal;
Norte, centro e oeste de Mato Grosso do Sul;
Mato Grosso;
Sul do Tocantins;
Rondônia;
Sul do Amazonas;
Parte do Acre; e
Norte do Amapá.

As capitais na rota dos temporais são: Florianópolis, Brasília, Goiânia, Cuiabá, Porto Velho e Rio Branco. As tempestades não serão, contudo, as únicas questões a chamarem a atenção nesta sexta-feira (16). “Atenção: há risco para queda de granizo no litoral de Santa Catarina, bem como na capital [Florianópolis], e por áreas de Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e até na Bahia”, informa Fabiene Casamento, meteorologista da Climatempo.

Mais chuvas

Conforme a previsão do tempo para hoje, pancadas fortes de chuva devem ocorrer sobre ao menos dez pontos do país: estado do Rio de Janeiro, Minas Gerais, leste e nordeste de São Paulo, Bahia, Piauí, norte do Maranhão, Pará, Amazonas, Tocantins e parte do Amapá.

Em contrapartida, a umidade do ar fica comprometida no centro-oeste do Rio Grande do Sul. A mesma condição está prevista para o noroeste de São de Paulo, noroeste do Paraná e o sul de Mato Grosso do Sul, além do interior de Alagoas e do Ceará. A única capital estadual com previsão de tempo firme é Boa Vista (RR).

Teresina (PI), Campo Grande (MS) e a já mencionada Boa Vista estão com as maiores máximas previstas, segundo a previsão do tempo para hoje. E a capital federal, por sua vez, deve ser a com a temperatura mais amena, mas somente no período da tarde.

Previsão do tempo para hoje: 7 alertas meteorológicos

Confira os sete alertas meteorológicos destacados pela equipe da Climatempo ao divulgar a previsão do tempo para hoje (sexta-feira, 16 de dezembro de 2022):

Atenção para o risco de chuva forte nas capitais Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, Brasília, Cuiabá, Campo Grande, Porto Velho, Rio Branco, Manaus, Palmas, Belém, São Luís, Teresina e Salvador

Alerta especial de temporal com risco de granizo no litoral de Santa Catarina.

Alerta para temporais na divisa de Minas Gerais com a Bahia, no sul baiano, em Goiás, no Distrito Federal, em Mato Grosso, no norte de Mato Grosso do Sul, em Rondônia, no centro e leste do Acre, no norte do Amapá, no centro-sul do Maranhão e do Piauí e no sul do Tocantins.

Atenção para chuva moderada forte, com ventos por vezes fortes em Minas Gerais, exceto no centro e leste do estado, no centro-sul do Rio de Janeiro, na Grande São Paulo, no Vale do Paraíba (SP), na divisa de Minas Gerais com São Paulo, no centro-sul do Rio de Janeiro, no centro e nordeste de Mato Grosso do Sul, no oeste do Acre, no Amazonas (exceto no extremo norte do estado), no Pará, no Amapá (exceto no norte e sul do estado), no Tocantins, na Bahia (exceto no sudoeste e sul do estado), centro-norte do Maranhão e do Piauí e no sertão de Pernambuco.

Atenção para chuva moderada no litoral de Alagoas.

Alerta para o ar muito seco, com níveis de umidade no ar entre 11% e 20% no oeste do Rio Grande do Sul.

Atenção para o ar seco com níveis de umidade do ar entre 21 e 30% no interior da Paraíba, de Pernambuco, de Alagoas, no sul do Rio Grande do Norte e no sul do Ceará, no noroeste do Paraná, no oeste de São Paulo e no sul de Mato Grosso do Sul.

Fonte: Canal Rural

Publicado em: