Mapa divulga as regras do projeto-piloto voltado para o Zoneamento Agrícola de Risco Climático
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) aprovou a Resolução nº 107, que regulamenta o projeto-piloto do Zoneamento Agrícola de Risco Climático com Níveis de Manejo (ZARC-NM). A iniciativa será testada inicialmente no Paraná, para a cultura da soja, no âmbito do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR).
O que muda com os Níveis de Manejo?
A proposta inovadora da Embrapa classifica áreas agrícolas em quatro níveis (NM1 a NM4) de acordo com a qualidade do manejo do solo. Quanto maior o nível, melhor a conservação do solo, a retenção de água e o potencial produtivo. A classificação será feita com base em dados como CAR, histórico de cultivos, análises de solo e imagens de sensoriamento remoto, processados por empresas especializadas.
Subvenção diferenciada para incentivar boas práticas
Para estimular a adoção do novo modelo, o Mapa definiu percentuais de subvenção ao prêmio do seguro rural de acordo com o nível de manejo:
-
NM1 – 20%
-
NM2 – 25%
-
NM3 – 30%
-
NM4 – 35%
Um orçamento exclusivo de R$ 8 milhões será destinado ao projeto-piloto, permitindo inclusive que áreas classificadas como NM1 acessem os recursos.
Impactos esperados e próximos passos
O objetivo é alinhar seguros agrícolas à realidade produtiva, reduzindo perdas por déficit hídrico e promovendo uma precificação mais justa. Além disso, a nova metodologia contribui para a conservação ambiental, o aumento da produtividade e a valorização de práticas sustentáveis no campo.
Após a fase piloto, o modelo poderá ser ampliado para outras culturas e estados. As regras operacionais serão detalhadas em Instrução Normativa específica do Mapa.
Fonte: MAPA