Ouvidoria 0800 718 2048 | SAC 0800 200 6070 | Sinistros 0800 202 2042

Manchetes do Mercado

12 de junho de 2024

Volume de serviços cresce 0,5% em abril, segunda alta seguida

Compartilhe

O volume de serviços no país continua em trajetória ascendente, registrando um aumento de 0,5% na transição de março para abril, marcando o segundo resultado positivo consecutivo e acumulando um ganho de 1,2% no período. Com isso, o setor de serviços está 12,9% acima do nível pré-pandemia (fevereiro de 2020) e apenas 0,7% abaixo do ponto mais alto da série histórica, alcançado em dezembro de 2022.

Desempenho na Comparação Anual e Acumulada

Na comparação com o mesmo período do ano anterior, o setor apresentou uma expansão de 5,6%, recuperando-se do recuo de 2,2% registrado em março. No acumulado do ano, o volume de serviços teve alta de 2,3% no primeiro quadrimestre de 2024 em relação ao mesmo período de 2023. No acumulado dos últimos 12 meses, o crescimento foi de 1,6%. Os dados foram divulgados pela Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE.

Destaques e Tendências Setoriais

Das cinco atividades da PMS, três registraram crescimento na passagem de março para abril. O destaque foi para o aumento de 1,7% nos serviços de transporte, impulsionado principalmente pelo crescimento dos transportes aéreos. Outro destaque foi a alta de 5,0% em “outros serviços”, com ênfase nos serviços financeiros e auxiliares. Além disso, a atividade de informação e comunicação cresceu 0,4%, impulsionada pelo desempenho positivo das telecomunicações.

Quedas e Impactos Regionais

Por outro lado, os serviços profissionais, administrativos e complementares tiveram uma queda de 1,1%, influenciada pela base de comparação mais elevada e por segmentos como empresas de engenharia e agências de viagens. O setor de serviços prestados às famílias também registrou um recuo de 1,8%, com destaque para alojamento e alimentação.

Análise Regional e Comparação Interanual

Regionalmente, 20 das 27 unidades da federação tiveram crescimento, com São Paulo e Minas Gerais apresentando os maiores impactos positivos, enquanto Rio de Janeiro, Tocantins e Paraná registraram as principais influências negativas. Na comparação interanual, o setor de serviços registrou um crescimento de 5,6%, com destaque para o setor de informação e comunicação.

Turismo e Transporte: Indicadores Relevantes

O índice de atividades turísticas teve um crescimento de 2,3% em abril, com destaque para São Paulo e Minas Gerais. Já o transporte de passageiros e o transporte de cargas registraram altas de 10,2% e 0,2%, respectivamente, destacando-se a expansão do transporte aéreo de passageiros.

Esses resultados refletem uma tendência positiva no setor de serviços, apontando para uma recuperação gradual e uma retomada do crescimento econômico.

Fonte: IBGE

Saiba mais sobre o Seguro Garantia:

volume serviços seguro garantia

Publicado em: