vendas no varejo variam 0,5% em setembro
Em setembro, o varejo brasileiro registrou crescimento de 0,5% em relação a agosto, revertendo a queda de 0,2% do mês anterior. No acumulado de 2024, o setor apresenta alta de 4,8%, enquanto a média móvel trimestral, que variou 0,3% no trimestre encerrado em setembro, continua positiva. Nos últimos 12 meses, o crescimento do varejo foi de 3,9%, segundo a Pesquisa Mensal de Comércio do IBGE.
Expansão do Comércio Varejista Ampliado
O comércio varejista ampliado, que inclui setores como veículos e materiais de construção, teve um aumento de 1,8% entre agosto e setembro. Em comparação a setembro de 2023, o setor cresceu 3,9%, destacando o sexto mês consecutivo de alta. No trimestre, a média móvel aumentou 4,8%.
Desempenho por Setor
Dos oito setores pesquisados, quatro tiveram alta em setembro: Outros artigos de uso pessoal (3,5%), combustíveis (2,3%), artigos farmacêuticos (1,6%) e hipermercados (0,3%). Em contraste, móveis e eletrodomésticos (-2,9%), equipamentos de informática (-1,8%), vestuário (-1,7%) e papelaria (-0,9%) apresentaram queda. “O consumo continua concentrado em itens essenciais como alimentos e medicamentos,” afirma Cristiano Santos, gerente da pesquisa.
Resultados Positivos no Comparativo Anual
Na comparação com setembro de 2023, o varejo avançou 2,1%, impulsionado por artigos farmacêuticos (16,3%) e artigos de uso pessoal (5,7%). Este último cresceu pela oitava vez consecutiva, contribuindo para a recuperação do setor após a crise de 2023.
Destaques Regionais e Trimestrais
Em setembro, 21 estados registraram aumento nas vendas, com destaque para Espírito Santo (3,8%) e Amazonas (3,3%). No terceiro trimestre, o varejo cresceu 4,0% em relação ao ano anterior, consolidando o desempenho positivo do setor.
Fonte: IBGE