Brasil alcança segundo maior valor exportado para janeiro e expande presença em 24 novos mercados
O agronegócio brasileiro iniciou 2025 com a abertura de 24 novos mercados, consolidando a tendência de crescimento do último ano. Em janeiro, as exportações de produtos agropecuários alcançaram US$ 11,0 bilhões, o segundo maior valor da série histórica para o período. Os setores estratégicos apresentaram avanços significativos, destacando-se a diversificação de destinos e produtos.
Apesar da redução nas exportações de soja, milho e produtos do complexo sucroalcooleiro, a valorização de commodities como café, celulose, carnes, suco de laranja e cacau impulsionou os resultados do mês. O preço médio das exportações aumentou 5,3%, refletindo a alta nas cotações internacionais. Seis setores superaram a marca de US$ 1 bilhão em exportações:
- Carnes (18,9% do total);
- Produtos florestais (13,8%);
- Café (13,2%);
- Complexo soja (10,1%);
- Complexo sucroalcooleiro (10,0%);
- Cereais, farinhas e preparações (9,1%).
Recordes Históricos em Produtos-Chave
- Café Verde: US$ 1,3 bilhão (+79,4%), impulsionado pela alta nas cotações internacionais (+63,8%) e pelo maior volume exportado (+9,5%).
- Celulose: Crescimento de 44,1%, ultrapassando US$ 1 bilhão, com forte demanda da China (+53,3%) e União Europeia (+60,2%).
- Algodão: US$ 710,7 milhões (+47,5%), resultado da safra recorde e alta demanda de Paquistão e Vietnã.
- Carne Suína: US$ 215,6 milhões (+17,9%), com aumento expressivo das vendas para Japão (+107,4%) e Filipinas (+64,5%).
Novos Mercados e Oportunidades
A estratégia de diversificação de mercados liderada pelo Ministério da Agricultura tem apresentado resultados expressivos. Destaque para o crescimento das exportações para:
- Paquistão (+166,3%);
- Bangladesh (+85,1%);
- Turquia (+122,7%).
A União Europeia também registrou crescimento de 39,5%, somando US$ 1,89 bilhão em importações de produtos agropecuários brasileiros. A China manteve sua relevância, com aumento nas exportações de celulose (+53,3%) e fumo (+36,7%).
Em março, o presidente Lula visitará Japão e Vietnã para fortalecer as relações comerciais, com perspectivas de novas oportunidades para produtos como frutas brasileiras, conhecidas pela qualidade e sustentabilidade. Recentemente, o Ministério da Agricultura participou da maior feira mundial de frutas em Berlim, fortalecendo relações comerciais.
Dados Relevantes sobre o Agro Brasileiro
- Exportações de produtos não convencionais cresceram 13,8% em relação a janeiro de 2024.
- O Brasil exportou mais de 40 mil toneladas de sebo bovino, essencial na produção de biodiesel nos EUA.
- As exportações de óleo essencial de laranja cresceram 19,5%, com a União Europeia superando os EUA como principal importador.
- As vendas de gergelim para a Índia aumentaram 250,6%, consolidando o Brasil como fornecedor global. Com a abertura do mercado chinês, espera-se crescimento nos próximos meses.
- Em 2024, o Brasil exportou mais de US$ 1,3 bilhão em frutas para 137 países.
De acordo com o Secretário de Comércio e Relações Internacionais, Luís Rua, as novas ferramentas do Ministério, como AgroInsights e Passaporte Agro, têm impulsionado as exportações. “Nosso objetivo é qualificar ainda mais a inserção dos produtos brasileiros no mercado global, expandindo destinos e diversificando a oferta de produtos, gerando mais renda e emprego no país”, afirmou.
Fonte: MAPA