Fernando de Noronha terá usina de energia solar com baterias
Fernando de Noronha terá uma nova usina de energia solar fotovoltaica combinada com um sistema de baterias, parte do projeto Noronha Verde, que visa descarbonizar até 85% do consumo de energia do arquipélago, atualmente movido principalmente por diesel. O investimento estimado é de R$ 300 milhões.
Autorização para Expansão de Energia Renovável
Na última sexta-feira, o Ministério de Minas e Energia (MME) autorizou a Neoenergia Pernambuco a ampliar a geração renovável em Fernando de Noronha. A empresa agora tem 30 dias para apresentar um plano de investimento detalhado para o projeto. O Governo Federal, em parceria com o Governo do Estado de Pernambuco, conduz a iniciativa, que será licenciada pela CPRH, com anuência do ICMBio.
Eficiência Energética e Sustentabilidade
Além da nova usina, ações educativas de eficiência energética estão previstas para conscientizar a população local sobre o consumo eficiente de energia, com foco na sustentabilidade. A ideia é garantir um fornecimento de energia de qualidade para os moradores e turistas da ilha, promovendo um sistema de consumo mais sustentável.
Segurança Energética e Armazenamento
Com a instalação de baterias, o sistema permitirá o armazenamento da energia solar para uso noturno ou em períodos sem produção direta, aumentando a segurança energética e a oferta de energia para os 140 mil visitantes e residentes de Noronha ao longo do ano. Importante destacar que o MME assegura que esses investimentos não trarão custos adicionais aos consumidores.
Histórico Pioneiro na Energia Solar
Fernando de Noronha já conta com projetos inovadores de energia solar. Em 2014 e 2015, a Neoenergia inaugurou as usinas Noronha I e II, que estão localizadas no Comando da Aeronáutica e na área de captação de água da Compesa. Essas usinas, com potência instalada de cerca de 1 MWp, produzem aproximadamente 100 MWh/mês, o equivalente a 10% do consumo de energia da ilha.
Fonte: Portal Solar