Trigo: importações são as maiores em 24 anos
As importações brasileiras de trigo seguem em alta em 2025. Dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), analisados pelo Cepea, indicam que o volume importado até maio já soma 3,092 milhões de toneladas – o maior patamar desde 2001.
Volume anual chega a 7 milhões de toneladas
No acumulado de 12 meses, o Brasil recebeu quase 7 milhões de toneladas de trigo, marca que não era alcançada há seis anos. O crescimento está ligado à maior disponibilidade do cereal na Argentina nos últimos dois anos, o que favoreceu as compras externas.
Moinhos com estoques cheios e ritmo de compra menor
De acordo com o Cepea, os moinhos nacionais seguem com estoques confortáveis, o que reduz a necessidade de compras em volume no período de entressafra da produção brasileira. A liquidez no mercado interno continua baixa, com negociações pontuais.
Produtores focam na nova safra
Enquanto isso, os produtores estão concentrados nas atividades de campo para a nova temporada de plantio. A expectativa gira em torno do desempenho da próxima safra para reorganizar o mercado interno.
Preços do trigo seguem pressionados
Levantamentos do Cepea indicam que os preços do trigo em grão estão pressionados desde abril, quando atingiram os maiores valores de 2025. Desde então, as cotações recuaram, acompanhadas por uma baixa liquidez nas negociações.
Fonte: Cepea