Temporais no oeste do RS. Chuva ganha força na costa norte do NE
Uma baixa pressão entre a Argentina e o Rio Grande do Sul, espalha nuvens carregadas no oeste gaúcho, catarinense e paranaense, o céu pode ficar mais carregado nessas áreas, desde a manhã desta sexta-feira (03). A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), também estimula a formação de nuvens de chuva, porém na costa norte do país. O dia fica bonito com céu azul, pouca nebulosidade e sem chuva, do norte do Rio De Janeiro até o interior baiano, incluindo Vitória e Belo Horizonte.
Previsão do tempo para 03/03/2023 – sexta
Região Sul
Nesta sexta-feira, no Sul do país, muitas nuvens desde cedo, com condições de chuva que pode ocorrer em vários momentos do dia, com aberturas de sol, na faixa oeste do Rio Grande do Sul, extremo oeste de Santa Catarina e oeste do Paraná. Em todas as outras áreas da Região, o dia começa com sol, contudo a partir da tarde, há previsão para pancadas de chuva, que podem ser de moderada a forte intensidade, com descargas elétricas e rajadas de vento, incluindo a capital gaúcha, Florianópolis e Curitiba. Porto Alegre é a capital com a maior máxima prevista, na Região.
Região Sudeste
Nesta sexta-feira, no Sudeste do Brasil, sol e nada de chuva no norte do Rio de Janeiro, na maior parte do Espírito Santo e em parte de Minas Gerais, bem como em Belo Horizonte e em Vitória. No litoral norte capixaba, sol com chuva rápida. Em todas as outras áreas da Região, o sol aparece pela manhã e o ar continua quente e abafado. Entre tarde e noite, há condições para pancadas de chuva, com raios e rajadas de vento, incluindo a capital paulista. O Grande Rio e Vitória, são as capitais com as maiores máximas previstas, na Região.
Região Centro-Oeste
Nesta sexta-feira, no Centro-Oeste do país, previsão de chuva em vários períodos do dia, com aberturas de sol, no oeste e sul do Mato Grosso do Sul. Nas demais áreas da Região, compreendendo os estados do Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal, sol pela manhã e elevação da temperatura. O ar continua quente e abafado. Entre tarde e noite, há condições para pancadas de chuva, com raios e rajadas de vento, incluindo, Brasília, Goiânia e Cuiabá, esta última inclusive está como a capital com a maior máxima prevista, na Região.
Região Nordeste
Nesta sexta-feira, no Nordeste brasileiro, sol com pouca nebulosidade em boa parte do interior da Bahia. No litoral baiano, Sergipe, Alagoas, centro-oeste de Pernambuco e litoral da Paraíba, bem como nas capitais, previsão de mais sol do que chuva, que deve ser rápida e sem alertas. Por outro lado, as pancadas podem cair em vários momentos do dia, com aberturas de sol, no sul e na faixa norte do Maranhão, faixa norte do Piauí e do Ceará até a costa do Rio Grande do Norte, incluindo São Luís, Fortaleza e Natal. Nas demais áreas da Região, sol pela manhã, com condições para pancadas de chuva, com raios e rajadas de vento. Salvador e Teresina, são as capitais com as maiores máximas previstas, na Região.
Região Norte
Nesta sexta-feira, no Norte do país, muitas nuvens e chuva em vários períodos do dia, com aberturas de sol do leste ao norte do Amazonas, bem como em Manaus, norte do Tocantins, leste e norte do Amapá e no extremo nordeste do Pará. Todas as outras áreas da Região, o sol aparece pela manhã e esquenta bastante. Entre tarde e noite, há previsão para pancadas de chuva, que podem vir acompanhadas por descargas elétricas e rajadas de vento, inclusive nas capitais. Porto Velho, Boa Vista e Belém, são as capitais com as maiores máximas previstas, na Região.
Alertas meteorológicos para 03/03/2023 – sexta
Perigo de chuva volumosa com risco para transtornos na fronteira oeste gaúcha.
Alerta para temporais em boa parte do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná, da capital paulista ao norte de São Paulo, sul do Mato Grosso do Sul, sul e oeste de Minas Gerais, na região de Resende (RJ), centro-norte de Goiás, no Distrito Federal, noroeste do Amazonas, boa parte de Roraima, nordeste do Pará e da faixa norte do Maranhão a Natal (RN).
Atenção para chuva moderada a forte, com raios e rajadas de vento da Grande Porto Alegre ao litoral sul do Rio Grande do Sul, de Florianópolis ao litoral de São Paulo, sul de Goiás, boa parte do Mato Grosso, maior parte do Pará e do Amazonas, Acre, Rondônia, sul e oeste do Amapá e na maior parte do Maranhão.
Fonte: ClimaTempo
Publicado em: Clima