Ouvidoria 0800 718 2048 | SAC 0800 200 6070 | Sinistros 0800 202 2042

Manchetes do Mercado

1 de março de 2023

Tempo carregado e temporais entre SC, PR, SP e MS

Compartilhe

Ao longo desta quarta-feira, contribuem para a formação da nebulosidade sobre o país, um cavado meteorológico que passa pelo Sul do país, outro que se encontra entre o Mato Grosso do Sul e São Paulo, o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) entre Minas Gerais e a Bahia, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) na costa norte do Brasil, além do calor e da umidade, típicos do verão.

Previsão do tempo para 01/03/2023 – quarta

Região Sul

No Sul do Brasil, um cavado meteorológico influencia as condições de tempo na Região, nesta quarta-feira. A chuva pode ocorrer em vários períodos do dia, intercalando com aberturas de sol, em Santa Catarina e no Paraná, bem como em Florianópolis e em Curitiba. Na maior parte do Rio Grande do Sul, inclusive na Grande Porto Alegre, as pancadas estão previstas entre tarde e noite, podendo vir com raios. Há risco para temporais, no extremo norte gaúcho, na maioria das áreas catarinenses e no Paraná. De Tramandaí ao litoral sul gaúcho, tempo firme com sol e poucas nuvens.

Região Sudeste

No Sudeste do país, o calor, a umidade com contribuições de um cavado meteorológico favorecem as nuvens de chuva desde a manhã desta quarta-feira na faixa sul do estado, onde inclusive há risco para temporais. Nas demais áreas do estado paulista, incluindo a capital, assim como na maioria das áreas mineiras e no centro-sul do Rio De Janeiro, bem como na capital mineira e fluminense, tempo firme pela manhã e chuva que pode ser forte e com raios, entre tarde e noite. Chuva rápida e isolada no norte capixaba. No leste e norte do Rio de Janeiro, leste de Minas Gerais e centro-sul do Espírito Santo, bem como em Vitória, tempo aberto ao longo do dia, aliás a capital capixaba é a única sem previsão de chuva, neste primeiro dia do mês de março.

Região Centro-Oeste

Na Região Centro-Oeste, um cavado meteorológico no Mato Grosso do Sul, deixa o tempo instável no centro-sul do estado, com chuva que pode ocorrer em vários períodos do dia, inclusive em Campo Grande. As pancadas podem ser mais frequentes ainda em Cuiabá. Nas demais áreas da Região, bem como em Goiânia e em Brasília, as pancadas estão previstas a partir tarde. Há alerta para temporais no sul do Mato Grosso, extremo norte, centro-leste e sul do Mato Grosso do Sul, incluindo a capital.

Região Nordeste

No Nordeste brasileiro, de Salvador ao litoral sul da Bahia, incluindo Ilhéus, a chuva pode ocorrer com moderada intensidade. Já na maior parte do Maranhão, litoral do Piauí e do Ceará, incluindo São Luís e Fortaleza, podem receber chuva com até forte intensidade, com descargas elétricas, por conta da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Aliás, vai voltar a chover forte, especialmente no final da semana, em mais áreas da Região devido a intensificação da ZCIT, nos próximos dias. Os ventos marítimos vão entrar de forma mais constante no Nordeste do país. Além disso, o VCAN também vai se intensificar na Região.

Região Norte

No Norte do país, o calor e a alta umidade do ar formam nuvens de chuva sobre os sete estados da Região, especialmente a partir da tarde. Pela manhã o sol ainda aparece, a temperatura sobe e as nuvens aumentam. Há risco para tempestades em boa parte do Amazonas e em Roraima, bem como em Manaus e Boa Vista. No Acre, Rondônia, maior parte do Pará, incluindo Rio Branco, Porto Velho e Belém, as pancadas podem ocorrer de moderada a forte intensidade e vir com raios e jadas de vento.

Alertas meteorológicos para 01/03/2023 – quarta

Alerta para temporais no extremo norte do Rio Grande do Sul, na maior parte de Santa Catarina, no Paraná, oeste e faixa sul de São Paulo, centro-leste e sul do Mato Grosso do Sul, em boa parte do Amazonas e em Roraima.

Atenção para chuva moderada a forte, com raios e rajadas de vento no norte e oeste do Rio Grande do Sul, centro-norte de São Paulo, no norte e oeste de Mato Grosso do Sul, na maior parte do Mato Grosso, no Pará, Acre, centro-sul do Amapá e na maior parte do Maranhão.

As Rajadas de vento variam de 40 a 50 km/h no litoral do Rio Grande do Sul e litoral sul de Santa Catarina.

Fonte: ClimaTempo

Publicado em: