Frente fria derruba temperaturas e traz risco de tempestades
A passagem de uma frente fria em alto mar, na altura da região Sudeste, favorece o aumento da umidade sobre o continente, estimulando a formação de nuvens carregadas sobre o sul e o leste do estado de São Paulo. A previsão indica risco de temporais em diversas áreas paulistas.
Na cidade de São Paulo, a segunda-feira (28) começou com céu mais encoberto e possibilidade de chuva fraca isolada. No entanto, ao longo do dia, com o avanço do sistema, a chuva tende a se intensificar e persistir até a noite. Existe também a chance de ocorrência de raios e rajadas de vento entre 50 e 60 km/h.
De acordo com o ClimaTempo, os acumulados de chuva podem ser elevados, aumentando o risco de alagamentos. Há também alerta para possíveis interrupções no fornecimento de energia elétrica e queda de galhos e árvores.
O aviso de atenção se estende para regiões como Vale do Ribeira, litoral sul, Baixada Santista, Sorocaba, Campinas, parte da Serra da Mantiqueira e Vale do Paraíba. Demais áreas do estado, como Presidente Prudente, Bauru, São José do Rio Preto e Franca, também devem ficar atentas à chegada de mais umidade e à possibilidade de pancadas fortes.
Após a frente fria, madrugadas devem ser mais frias
A frente fria se desloca rapidamente pelo mar e, ainda na noite de segunda-feira, já atinge a altura do Espírito Santo e do litoral sul da Bahia. Em sua retaguarda, o ar frio começa a atuar, trazendo queda nas temperaturas mínimas. A cidade de São Paulo pode registrar novos recordes de madrugada mais fria do ano, com mínimas previstas de 14 °C na quarta-feira (30) e sexta-feira (2), e 13 °C na quinta-feira, feriado de 1º de maio.
Com o avanço do ar frio e seco, a tendência é de redução na condição de chuva. Algumas áreas do litoral, norte e nordeste do estado, além da capital paulista, ainda podem ter garoa na terça-feira (29), mas a nebulosidade tende a diminuir ao longo do dia.
A previsão para quarta a sexta-feira é de tempo firme na maior parte do estado, com temperaturas amenas durante as tardes. Em São Paulo, as máximas devem oscilar entre 21°C e 24°C até o final da semana.
Fonte: Canal Rural