Startups e Conselhos são temas de debate online
O Núcleo de Estudos em Startups, Inovação, Venture Capital e Private Equity (FGV NEST) da Fundação Getulio Vargas (FGV) promove no dia 18 de março, às 14h, no canal da FGV no Youtube, o webinar “Startups nos Boards e Boards nas Startups”. No encontro, será abordada a importância do tema Startups na pauta estratégica dos Conselhos de Administração das empresas tradicionais, bem como a dinâmica dos Conselhos nas Startups.
O evento conta com o apoio da Associação de Investidores no Mercado de Capitais (AMEC), da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (ABRAPP), da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA) e da Women Corporate Directors Foundation (WCD).
A cada instante surgem milhares de novos negócios inovadores de alto impacto, as chamadas Startups, que estão revolucionando modelos de negócios tradicionais e mudando, radicalmente, o cenário competitivo em todos os setores da economia. Muitas dessas Startups têm se tornado negócios bilionários e, inclusive, aberto o capital nas bolsas de valores. De fato, as Startups têm sido responsáveis por mudanças profundas em nossa sociedade, bem como pelo desenvolvimento e crescimento da economia mundial.
Frente a tal relevância, é urgente discutir a importância estratégica do tema Startups na pauta dos Conselhos de Administração das empresas tradicionais, sejam fechadas ou abertas em bolsa de valores, sejam negócios familiares, empresas de economia mista, corporations ou mesmo organizações do terceiro setor. De fato, todas as organizações estão sendo transformadas pelas Startups. Mas será que os Conselhos estão realmente preparados para discutir o tema? Quais skills são necessários aos Conselheiros? E qual o impacto das Startups na geração de valor das empresas tradicionais?
Em paralelo, é necessário desmistificar a dinâmica dos Conselhos nas Startups. Mas será que todos estão preparados para essa discussão? Em que momento da jornada das Startups o Conselho, de fato, surge? Quem costuma participar dos Conselhos e em quais estágios das Startups? Qual o perfil desses Conselheiros? Será a mesma dinâmica dos Conselhos de empresas tradicionais? Para tal, é fundamental compreender que Governança é mais que apenas Conselho e que é uma jornada onde as Startups podem (e devem) dela se beneficiar desde a sua fase de ideação.
Sob mediação do coordenador do FGV NEST, professor Caio Ramalho, o webinar terá a participação da operating partner e COO da Redpoint eventures, Carolina Strobel; do founder e CEO da BR Angels, Orlando Cintra; e do founder da Innoscience, Maximiliano Carlomagno.
Fonte: FGV
Publicado em: Cybersegurança, Variedades