Na última terça-feira (27), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) sediou uma reunião extraordinária da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Soja para discutir a situação atual da safra de grãos no Brasil. Durante o encontro, representantes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) explicaram a metodologia de levantamento de safra, prevendo uma colheita em torno de 140 milhões de toneladas.
O presidente da Câmara, André Dobashi, enfatizou a importância da cooperação para agilizar a obtenção de informações estratégicas. Além disso, foram apresentados dados sobre a perspectiva de recursos para a safra atual, como prorrogação de custeio e taxas de juros. Destacou-se a importância do diálogo entre o Ministério, representantes do setor e órgãos público e privado. A próxima reunião está agendada para 26 de março.
Câmaras Setoriais
As Câmaras Setoriais e Temáticas, criadas pelo Mapa, desempenham um papel fundamental na identificação de oportunidades e definição de ações prioritárias para o agronegócio brasileiro.
Esses fóruns de interlocução promovem um processo democrático e transparente de participação da sociedade na formulação de políticas públicas, envolvendo representantes de diversos setores, incluindo produtores, trabalhadores, consumidores, empresários e autoridades públicas.