Ouvidoria 0800 718 2048 | SAC 0800 200 6070 | Sinistros 0800 202 2042

Manchetes do Mercado

5 de dezembro de 2024

Implementação do Zarc: gestão de riscos agroclimáticos no Brasil

Compartilhe

O projeto de pesquisa busca implementar ações do Programa Nacional de Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O Zarc é essencial para fornecer informações que auxiliam na gestão de riscos agroclimáticos, indicando cultivos viáveis por município, datas ideais de plantio, ciclos recomendados e práticas de manejo indispensáveis, além de avaliar a viabilidade de safras adicionais e o seguro rural.

Contribuição para Programas Governamentais

Os resultados gerados pelo Zarc têm aplicação direta em programas como o Proagro, o Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) e o Garantia Safra. Essas iniciativas utilizam as informações do Zarc para mitigar riscos e evitar prejuízos causados por indenizações em áreas ou períodos de alto risco para a agricultura, contribuindo para uma produção agropecuária mais sustentável e segura.

Estudos e Ampliação Tecnológica

O projeto abrange a realização de estudos de avaliação de riscos agroclimáticos e a criação de zoneamentos para 23 cultivos diferentes. Além disso, prevê a ampliação da infraestrutura computacional na Embrapa Informática Agropecuária, otimizando a modelagem e o processamento de dados. Outro avanço será a digitalização completa dos sistemas usados para gerar, armazenar e divulgar os resultados do Zarc, garantindo maior eficiência e acessibilidade.

Inovação com o ZarcPro

Uma das metas inclui a implantação do Zoneamento Agrícola de Risco da Produtividade Climática (ZarcPro), voltado para a avaliação detalhada de produtividade e riscos climáticos. O projeto também investirá no levantamento de dados experimentais para aprimorar a precisão dos estudos.

Com essas ações, o Zarc solidifica seu papel como ferramenta estratégica na redução de riscos e na promoção de uma agricultura mais resiliente no Brasil.

Fonte: Embrapa

Saiba mais sobre o Seguro Rural:

riscos agroclimáticos seguro rural

Publicado em: