Retro renovações: sem falta de pedidos, mas ainda com pouca capacidade
As renovações de resseguro retrocessional permanecem em uma situação quase impasse, com muitos resseguradores incertos com quanta proteção retro podem entrar em 2023, já que as cotações ainda são escassas. Mas, ao mesmo tempo, parece que há muitos compradores em potencial por aí.
Em 6 de dezembro, informamos que as cotações eram escassas no mercado de retrocessão, mesmo com os programas retro tipicamente iniciais para o mercado ainda apenas parcialmente preenchidos algumas semanas depois que normalmente se esperava que fossem totalmente colocados.
Como dissemos na época, as taxas aumentam de 60% a 100% e ainda mais foram exigidas, onde as cotações estão disponíveis.
O cenário do ovo e da galinha (que vem primeiro), de confirmar a disponibilidade e a quantidade de retroproteções que podem ser compradas, para informar alguns resseguradores sobre o apetite de subscrição, persiste para operadoras que têm confiado mais em suas coberturas retroativas nos últimos anos.
Recentemente, tem havido muita cobertura da mídia relacionada a empresas de subscrição recuando e planejando não escrever nenhum retrocesso de catástrofe em 2023.
Ao mesmo tempo, alguns dos suspeitos do retro costume estão começando a cotar, mas a preços muito altos e sem garantias de capacidade disponível até que entendam mais sobre as taxas que os cedentes estão dispostos a pagar. Enquanto jogadores mais especulativos agora estão sendo vistos demonstrando interesse, embora muitas vezes ainda retenham as cotações.
Assim, enquanto a situação no mercado de resseguro retro avança, parece fazê-lo a passo de caracol e a falta de cotações ou a incapacidade de obter contratos firmes de encomenda (FOT’s) na maioria dos casos, continua a ser um problema questão.
Ainda vale a pena examinar nosso índice de dados de preços de garantia de perda da indústria (ILW), que mostra o tipo de aumento de taxa que os compradores retro provavelmente experimentarão e podem colocar o ambiente de preços atual em algum contexto.
Esses aumentos de taxas também estão sendo experimentados no mercado de títulos de catástrofe, onde, em uma base ajustada ao risco, os spreads podem ser 60% a 100% maiores para novas emissões, quando comparados a transações semelhantes de anos anteriores.
Analistas da KBW disseram que a falta de capacidade retro, que parece estar piorando com cada retirada da empresa do espaço, está prolongando os atrasos na cotação de renovações.
Isso está gerando um excesso de atividade de cotação retroativa no final do ano e provavelmente também em 2023, com o efeito de tornar muito desafiador para os resseguradores que precisam entender seus acordos retroativos para ajudá-los a planejar seu resseguro interno. livros para o próximo ano.
“A tendência dos anos anteriores de assinaturas de acordos retro seguirem renovações de resseguro mais amplas está se invertendo”, disseram os analistas da KBW.
Porque “as (res)seguradoras retrodependentes não estão mais confiantes em obter capacidade retro adequada”.
Ao mesmo tempo, não há escassez de demanda por acordos de resseguro retrocessional e isso está tornando o mercado cada vez mais atraente para os subscritores especializados em retro, pois eles enfrentam uma concorrência menor em um mercado caracterizado por preços crescentes.
Como resultado, a oportunidade de resseguro retro é especialmente atraente agora, com alguns escritores retro nos dizendo que esperam escrever um livro com um nível muito mais baixo de exposição embutido nele, a preços significativamente mais altos.
“Não faltam pedidos de retrocapacidade”, disse a equipe de analistas da KBW ao retornar de sua última viagem para falar com o mercado das Bermudas.
O que fortalecerá ainda mais a determinação dos mercados que têm capacidade retroativa de implantar e, como dissemos antes, provavelmente gerará oportunidades de ILW e títulos categóricos no primeiro semestre do próximo ano, já que os cedentes buscam mercados alternativos para preencher lacunas em arranjos retrô.
Fonte: Artemis
Publicado em: Internacional, Variedades