Ouvidoria 0800 718 2048 | SAC 0800 200 6070 | Sinistros 0800 202 2042

Manchetes do Mercado

5 de março de 2021

Resultados do Projeto Biomas auxiliam produtor a aliar produção e sustentabilidade

Compartilhe

Os resultados de dez anos do Projeto Biomas, uma parceria entre a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vão auxiliar o produtor a aliar cada vez mais produção agropecuária e sustentabilidade.

No dia 10 de março, serão apresentados os resultados do Projeto em um evento virtual, com a presença dos presidentes da CNA, João Martins, e da Embrapa, Celso Luiz Moretti, além de autoridades, produtores, pesquisadores, técnicos e parceiros do projeto. A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, foi convidada.

Criado em 2010, o Projeto Biomas contou com a participação de profissionais, pesquisadores e professores, de diversas instituições, que promoveram estudos e experimentos para viabilizar aos produtores soluções para a proteção, a recuperação e o uso econômico e sustentável de propriedades rurais nos seis biomas brasileiros (Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pampa, Amazônia e Pantanal).

Dentre as técnicas pesquisadas pelo Biomas, há alternativas de implantação de Reserva Legal empregando modelos com espécies exóticas e nativas de valor econômico. Além disso, o projeto testou formas mais econômicas para o produtor solucionar passivos ambientais em Áreas de Preservação Permanente (APPs), por exemplo.

O Biomas apresenta diversos resultados para os produtores rurais a curto, longo e médio prazo. Um deles é o Projeto PRAVALER, iniciativa que vai levar ao campo as pesquisas desenvolvidas pelo Biomas e outros conhecimentos e mostrar ao produtor, na prática, como agregar sustentabilidade à produção. O PRAVALER será lançado também no dia 10 de março.

Durante o evento também haverá o lançamento da iniciativa piloto do projeto PRAVALER no município de Boca do Acre (AM). Na ocasião, assinam um Acordo de Cooperação Técnica a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (Faea), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuária do Estado do Amazonas (Idam) e a Prefeitura de Boca do Acre.

O evento será gratuito e não precisa de inscrição. Acesse: http://agropelobrasil.com.br

Publicado em: