Ouvidoria 0800 718 2048 | SAC 0800 200 6070 | Sinistros 0800 202 2042

Manchetes do Mercado

7 de dezembro de 2020

Região central sofre com chuvas irregulares e lavouras de soja já registram perdas

Compartilhe

A segunda-feira (7/12) deve ser marcada por chuvas irregulares em grande parte das regiões produtoras do Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil, oeste da Bahia, sul do Piauí e leste do Tocantins. De acordo com o boletim agroclimático da Rural Clima, na terça-feira (8/12), há possibilidade de chuvas generalizadas sobre as regiões norte de São Paulo, Minas Gerais e Goiás.

Dificilmente terão chuvas regulares sobre o Mato Grosso, principalmente na região do Parecis, Médio-Norte e Rondônia. “Essas três grandes regiões deverão ter tempo seco no início de semana e isso poderá agravar ainda mais as condições de desenvolvimento das lavouras de soja que já acusam perdas significativas” alerta Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima.

“Bem provável que a partir de quarta-feira (9/12), essas áreas de instabilidade ganhem mais força e ocorra chuvas generalizadas, porém ainda não em grandes volumes nas regiões produtoras de Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e boa parte do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia)”. No entanto, regiões como oeste da Bahia e sul do Piauí, ainda manterão uma condição de pouquíssimas chuvas nesta semana.

O agrometeorologista afirma ainda que as lavouras de café e cana-de-açúcar no Centro-Sul serão beneficiadas por esse tempo mais úmido na segunda semana de dezembro, e muito provavelmente a próxima semana seja de chuvas regulares. (Globo Rural)

Publicado em: