MAPA reforça intenção de parceria Brasil e Angola na produção de alimentos
No segundo dia da Missão da Agropecuária Brasileira em Angola, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, visitou a Companhia de Bioenergia de Angola (Biocom), ao lado do secretário de Estado de Agricultura e Pecuária de Angola, Castro Paulino Camarada. A usina, localizada em Cacuso, na província de Malanje, é a única do país voltada ao processamento de cana-de-açúcar para produção de açúcar cristal branco.
Com brasileiros atuando na linha de frente da operação, a Biocom simboliza a aposta angolana em parcerias internacionais para reforçar a produção de alimentos. “Em Angola é possível produzir com alta tecnologia e obter ótimos resultados. Por orientação do presidente Lula, vamos intensificar os acordos de cooperação e transferência tecnológica entre os países”, afirmou Fávaro após a visita técnica.
Potencial agrícola de Malanje atrai interesse do Brasil
A comitiva do Ministério da Agricultura também visitou a Fazenda Pipe, em Malanje, onde são cultivados milho, soja e feijão em uma área de 8.810 hectares. Implantada há 15 anos, a fazenda demonstra o potencial agrícola da região, que possui solo fértil, clima tropical e altitude de 1.100 metros — características semelhantes às brasileiras.
A missão, composta por cerca de 30 empresários brasileiros, permanece em Angola até 10 de maio. O objetivo é promover a troca de conhecimento em sistemas produtivos de alimentos, fibras e energias renováveis, reforçando os laços entre os dois países.
Fonte: MAPA