Previsão do tempo indica mais chuva volumosa no RS hoje; veja áreas
A região Sul do Brasil segue sob condições climáticas severas. Nesta sexta-feira (21), a instabilidade persiste, especialmente no Rio Grande do Sul, onde há previsão de tempestades com chuva volumosa, trovoadas e ventos fortes, principalmente no litoral sul, na Campanha, no Vale e na Serra gaúcha.
Ventos fortes e risco de alagamentos
Segundo a Climatempo, as demais áreas do estado também devem registrar pancadas de chuva moderadas a fortes. No litoral, as rajadas de vento podem variar entre 51 km/h e 70 km/h. A Defesa Civil do RS emitiu alertas para diversas regiões, como Palmares, Cidreira, Camaquã, Dom Feliciano, São Lourenço do Sul, Encruzilhada do Sul, Pelotas e Rio Grande, com risco moderado de alagamentos e raios.
Santa Catarina e Paraná também são afetados
A frente fria avança e se associa a um sistema de baixa pressão, intensificando as chuvas em Santa Catarina e no Paraná. As regiões central e sudeste catarinense estão em alerta para temporais.
Impactos da chuva no Rio Grande do Sul
De acordo com o boletim da Defesa Civil divulgado às 9h07 desta sexta-feira, os efeitos da chuva já são sentidos em todo o estado:
-
Municípios afetados: 98
-
Pessoas em abrigos: 2.005
-
Desalojados: 4.011
-
Desaparecidos: 1
-
Óbitos confirmados: 3
-
Pessoas resgatadas: 552
-
Animais resgatados: 125
O município de Jaguari decretou estado de calamidade pública. Outros oito municípios, como Agudo, Dona Francisca e São Sebastião do Caí, estão em situação de emergência.
Fonte: Canal Rural