Previsão para Setembro: Mês começa seco e deve ter chuvas acima da média para o Sul
O mês de setembro está começando com tempo muito seco em boa parte do Brasil, e de acordo com as previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), neste início do mês as chuvas ainda se concentram no Sul do Brasil, Norte e Leste da região Nordeste.
Mantendo as previsões anteriores, o modelo de prognóstico do Inmet indica que durante esse mês as chuvas ainda devem permanecer acima da média no Sul do Brasil, com até 50mm acima do esperado pela média histórica, com exceção do norte do Paraná que deve permanecer com volumes dentro da normalidade.
“Com exceção do norte Paraná onde as temperaturas devem ser acima da média, as temperaturas deverão ser mais amenas, devido a passagem de frentes frias, com tendência de ocorrência de valores abaixo de 20°C. Porém, ainda não se descarta a possibilidade de entrada das massas de ar frio que poderão acarretar em declínio das temperaturas mínimas e favorecerem a ocorrência de geadas em áreas serranas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, bem como no sul de Minas Gerais e Vale do Paraíba”, afirma a previsão.
Com a chegada da Primavera, no dia 22 de setembro, a tendência é que as chuvas comecem a chegar aos poucos para as demais áreas do país. A tendência é o que mês seja marcado por precipitação irregular na área central do Brasil, com destaque para pontos no Mato Grosso, Goiás, Tocantins e Minas Gerais que podem ter precipitação abaixo do esperado.
“Na região do Matopiba, leste do Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e norte de Minas Gerais os acumulados de chuva poderão ser inferiores a 60 mm e em algumas localidades pode não ocorrer registro de chuva”, afirma.
A partir de outubro, no entanto, o cenário muda e as chuvas passam a ser mais frequentes para o Sudeste do Brasil, com exceção de São Paulo que ainda pode continuar com chuvas abaixo da média, assim como pontos do Mato Grosso e do Mato Grosso Sul. A partir deste mês o prognóstico de anomalia passa a mostrar chuvas abaixo da média no Sul do Brasil.
Fonte: Canal Rural
Publicado em: Variedades