Previsão mostra tempo seco no Sul e chuvas no oeste da Bahia
O tempo firme deve voltar a reinar em toda a região Sul do país, parte do Centro-Oeste e também em São Paulo. Já no Nordeste as instabilidades seguem trazendo dor de cabeça, principalmente aos produtores do Piauí e Maranhão.
SUL
A terça-feira ainda terá chuvas em todas as áreas no centro-sul e nordeste do Paraná. Também chove no norte de Santa Catarina e leste do Rio Grande do Sul. O restante das áreas devem ter tempo firme e seco.
Na quarta-feira o tempo volta a ficar firme e seco em toda a região Sul, favorecendo a colheita da soja.
SUDESTE
O dia promete ser chuvoso para as áreas de soja do Sudeste. Os maiores acumulados tendem a acontecer no sul paulista e todo o centro-sul mineiro.
Na quarta-feira as instabilidades se afastam de São Paulo e afetam quase toda Minas Gerais. A exceção é o triângulo mineiro e noroeste do estado.
CENTRO-OESTE
Nesta terça-feira, algumas áreas do sul e do leste de Mato Grosso do Sul ainda têm nuvens carregadas e chuvas isoladas com trovoadas, de forma passageira e com acumulado mais baixo. Isso também acontece no oeste e norte de Mato Grosso. Por outro lado, o tempo fica firme e apenas com algumas nuvens no restante das áreas. Destaque para o declínio da umidade relativa do ar no período da tarde em Goiás e Distrito Federal e também na região pantaneira.
Na quarta-feira, volta a chover de forma isolada no sul de Goiás, por causa de uma área de instabilidade que atua a mais ou menos 5 km de altura conhecida por cavado. A chuva também alcança áreas do norte de Mato Grosso, por causa de instabilidades tropicais. Em outras áreas do Centro-Oeste, o tempo seco continua. Destaque para o declínio de temperatura em Mato Grosso do Sul, em comparação aos dias anteriores.
NORDESTE
Nesta terça-feira as chuvas avançam ainda mais sobre o oeste da Bahia, mas ainda não afetam toda a região. Elas não devem ter altos acumulados, mas já devem travar a colheita da soja. No Piauí, a tendência é a continuidade das precipitações, que terão maior intensidade na parte norte do estado. O Maranhão também deve ter instabilidade de norte a sul, entretanto elas serão muito manchadas, abrindo espaço para o sol ajudar a secar um pouco.
Na quarta-feira as chuvas se tornam generalizadas e, agora, devem afetar todo o oeste da Bahia. No Piauí segue a preocupação com as chuvas que não dão trégua e ainda podem ser volumosas no norte e centro do estado, com chance para temporais. O Maranhão volta a ter precipitações em todo o estado e de maneira generalizada.
NORTE
Nesta terça-feira, ocorrem chuvas generalizadas na região Norte com temporais ao longo do dia, com acumulados elevados mais uma vez entre o Acre até o norte do Pará e o Amapá. No sul do Tocantins, o dia será mais uma vez de céu aberto, com sol e umidade relativa do ar baixa.
Na quarta-feira, as condições do tempo pouco se alteram na região Norte e a chuva segue volumosa em grande parte das áreas. Atenção para os elevados volumes acumulados entre Acre, Amazonas e Pará, além do norte de Rondônia, inclusive nas capitais Porto Velho, Rio Branco e Manaus. Somente na divisa do Tocantins com Goiás é que o tempo continua firme e sem chuva.
Fonte: Canal Rural
Publicado em: Agro&Negócios