Portos do Arco Norte responderam por 36,8% da saída de grãos do país em 2023
Em 2023, o Brasil exportou 180,4 milhões de toneladas de soja e milho, um aumento de 26,7% em relação ao ano anterior. Mais de um terço dessa quantidade foi movimentado pelos portos do Arco Norte, conforme o Anuário Agrologístico 2024 da Conab.
Destaques no Arco Norte
Os portos de Itaqui (MA) e Barcarena (PA) se destacaram, movimentando significativas quantidades de soja e milho. O crescimento na movimentação por esses portos acompanha o aumento da produção na região Norte de Mato Grosso e do Matopiba.
Desafios e Mudanças
Apesar do crescimento, os portos do Arco Norte perderam espaço em 2023 devido a questões de navegabilidade das hidrovias no Norte do país, além do aumento da produção no Sul. A seca afetou as hidrovias, enquanto a produção no Sul cresceu, impulsionando os embarques pelos portos do Rio Grande (RS) e São Francisco do Sul (SC).
Logística Interna
O uso de hidrovias tem crescido, mas as rodovias ainda dominam, representando 45% do total logístico em 2023. A seca prejudicou o avanço das hidrovias como alternativa. No entanto, o modal hidroviário tem apresentado crescimento constante nos últimos anos.
Importações e Frete Interno
As importações de fertilizantes caíram em 2023, após um aumento em 2022 devido à guerra entre Ucrânia e Rússia. O frete rodoviário interno apresentou aumento significativo em algumas rotas, variando entre 11,25% e 100%, conforme o anuário da Conab.
Fonte: Globo Rural
Saiba mais sobre o Seguro Rural:
Publicado em: portos grãos seguro rural