Ouvidoria 0800 718 2048 | SAC 0800 200 6070 | Sinistros 0800 202 2042

Manchetes do Mercado

31 de janeiro de 2024

Polícia Federal brasileira desarticula grupo por trás do Malware Grandoreiro

Compartilhe

Uma operação da Polícia Federal resultou na prisão de vários operadores brasileiros responsáveis pelo malware Grandoreiro. A PF informou que cumpriu cinco mandados de prisão temporária e 13 mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Santa Catarina, Pará, Goiás e Mato Grosso. O Grandoreiro é um dos muitos trojans bancários latino-americanos, como Javali, Melcoz, Casabeniero, Mekotio e Vadokrist, que visam principalmente países como Espanha, México, Brasil e Argentina.

Ele está ativo desde 2017. O trojan bancário tem capacidades tanto para roubar dados por meio de keyloggers e capturas de tela quanto para sifonar informações de login bancário de sobreposições quando uma vítima infectada visita sites bancários pré-determinados visados pelos atores de ameaças. Ele também pode exibir janelas pop-up falsas e bloquear a tela da vítima.

As cadeias de ataque normalmente utilizam iscas de phishing com documentos isca ou URLs maliciosos que, quando abertos ou clicados, levam à implantação do malware, que então estabelece contato com um servidor de comando e controle (C&C) para controlar remotamente a máquina de maneira manual. A operação de interrupção liderada pela Polícia Federal do Brasil teve como alvo os indivíduos estão no topo da hierarquia de operações do Grandoreiro.

Fonte: BoletimSec

Publicado em: