Plano Safra 2025/26 é debatido na CRA
A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado realizou, nesta quarta-feira (28), uma audiência pública para discutir as propostas do Plano Safra 2025/26. O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) foi representado pelo secretário de Política Agrícola, Guilherme Campos, que destacou a importância do alinhamento entre Poder Legislativo, setor privado e governo para a formulação do programa.
Desafios do novo Plano Safra
Segundo Campos, o maior desafio do novo plano está em equilibrar os recursos disponíveis com taxas de subvenção viáveis. A proposta é apresentar um Plano Safra robusto e sustentável, capaz de impulsionar o setor agropecuário com responsabilidade fiscal.
Seguro Rural em destaque
Outro ponto central da audiência foi o fortalecimento do Seguro Rural. O secretário ressaltou o empenho do ministro Carlos Fávaro em propor um modelo mais eficaz, que proteja o produtor frente aos crescentes riscos climáticos. “Precisamos de um seguro rural que atenda a nova realidade do campo, marcada por eventos climáticos extremos”, afirmou.
Propostas do setor produtivo
Durante o encontro, o Sistema OCB apresentou propostas voltadas às cooperativas, divididas em três eixos estruturantes, incluindo a gestão de riscos com foco no PSR e Proagro. Já a CNA destacou prioridades para um Plano Safra mais robusto, alinhadas ao Plano Agrícola e Pecuário entregue ao Mapa.
Avanço no crédito rural
Representando o Ministério da Fazenda, Gilson Bittencourt apresentou dados positivos do Plano Safra atual: o crédito rural cresceu, com destaque para o Pronaf (+5%) e o Pronamp (+13%). A exceção foi o crédito com taxas livres, que registrou queda.
O novo Plano Safra 2025/26 será lançado no fim de junho e deve contemplar melhorias em juros, seguro rural e armazenagem.
Fonte: MAPA