Piauí terá protocolo de prevenção a catástrofes e desastres naturais
O governador Rafael Fonteles se reuniu com a secretária de Defesa Civil do Piauí, Norma Nogueira. O governador afirmou o seu compromisso em estabelecer um protocolo de prevenção e resposta rápida a catástrofes e desastres naturais. A reunião foi acompanhada pelo secretário de Planejamento (SEPLAN), Washington Bonfim.
“A Defesa Civil tem um papel fundamental para nossa sociedade, amparando a população que é atingida por catástrofes e desastres naturais. A primeira missão que dei à Norma foi a criação de um verdadeiro protocolo integrado com os municípios, com os outros órgãos dos governos estadual e federal, com as instituições para fazer essa prevenção e dar essa resposta rápida para eventuais desastres e tragédias que aconteçam”, disse Rafael Fonteles.
O governador também apontou o surgimento da ação em 12 municípios que possuem áreas de maior risco. “Há um estudo que aponta 102 áreas de risco no estado do Piauí. Um estudo feito pelo órgão federal a CPRM (Serviço Geológico do Brasil), que eu já pedi a secretária Norma que atue, principalmente, nos 12 que são de maior risco para que possamos, imediatamente, ver o que pode ser feito em parceria com os munícipes para evitar que tragédias aconteçam nessa área”, explicou.
Rafael diz que os caminhões-pipa devem ser usados apenas em momentos de emergência com estiagens sazonais. “Vamos ampliar em, pelo menos, 80% a cobertura de água e saneamento, em parceria com os municípios de forma consorciada e transparente. Com isso, poderemos praticamente zerar o uso permanente de carros-pipa, utilizando somente em casos de emergência”, destacou.
A secretária Norma Nogueira disse estar pronta para cumprir todas as metas estabelecidas no plano de governo de Rafael Fonteles. “Estou preparada e reafirmo o compromisso, juntamente com a equipe da Defesa Civil do Piauí, para cumprir as metas definidas pelo Governo do Estado”, disse a secretária.
Fonte: Agrozil
Publicado em: Agro&Negócios, Clima