Paraná incentiva adesão de produtores rurais a programa de energia renovável
Começou na segunda-feira (26/06) a 2ª Semana das Energias Renováveis promovida pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) e instituições financeiras. O evento visa incentivar produtores e cooperativas a implantar sistemas de produção de energia própria nas propriedades rurais.
A iniciativa tem como alvo os produtores rurais, agroindústrias, empresas integradoras e cooperativas agropecuárias que ainda não aderiram ao RenovaPR, programa do estado que facilita a instalação de sistemas de energia solar e biogás.
A intenção é aproveitar o Plano Safra 2023-2024, anunciado nesta terça-feira (27/06), que oferecerá recursos de R$ 364,22 bilhões para médios e grandes produtores.
De acordo com informações do governo estadual do Paraná, em 22 meses de existência o RenovaPR já viabilizou 5.812 projetos, via IDR-Paraná, sendo 5.768 de energia solar e 44 de biogás e biometano. Com o programa, o Paraná passou a ser o segundo estado do País em geração distribuída no meio rural, ficando atrás apenas de Minas Gerais.
Dessa forma, pode aderir ao RenovaPR qualquer produtor que queira instalar unidades de energia solar fotovoltaica ou biodigestor que transforma a biomassa em energia.
A programação da 2ª Semana das Energias Renováveis segue até sexta-feira (30/06), com palestras e feiras de equipamentos em diversas regiões do estado.
Fonte: Portal Solar
Publicado em: Energia