Nevoeiro na Grande Curitiba agora e com chuva no final de semana
O início da quinta-feira, 25 de maio, começa com tempo firme na maior parte do país e com névoa úmida e nevoeiro pelo leste do Sul e Sudeste, inclusive na Grande Curitiba, no Paraná, segundo a imagem de satélite. Com destaque para o Aeroporto Internacional de Curitiba, Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, quando registrou névoa úmida entre à 01 hora e às 04 horas da madrugada, com visibilidade horizontal que ficou entre 3000 e 1500 metros, e com relatos de nevoeiro entre às 04 e às 06 horas de nevoeiro, com visibilidade horizontal entre 800 e 400 metros.
Imagem de satélite no Sul e Sudeste do país na madrugada de 25 de maio de 2023, indicando névoa úmida e nevoeiro. Fonte: Climatempo e GOES.
Imagem de satélite no Sul e Sudeste do país na madrugada de 25 de maio de 2023, no canal Infravermelho. Fonte: Climatempo e GOES.
Qual a diferença de névoa úmida e nevoeiro?
O nevoeiro é um tipo de nuvem estratiforme que se forma na superfície ou muito próximo a ela, e que afeta seriamente a visibilidade. Ou seja, a visibilidade horizontal fica abaixo dos 1000 metros. Exemplificando, o nevoeiro é um monte de gotículas de água no ar, próximo ao solo, formadas pela alta umidade e pela baixa temperatura. Já a névoa úmida é menos densa que o nevoeiro e sua visibilidade horizontal varia entre 1000 e 10000 metros.
Mais destalhes sobre nevoeiro, névoa úmida e névoa seca
Previsão de nevoeiro ainda em Grande Curitiba nesta sexta-feira (26)
Na sexta-feira, 26 de maio, ainda há condições para nevoeiro e névoa úmida no leste de Santa Catarina e do Paraná e em pontos do leste do Sudeste, nas primeiras horas do dia. E o calor e a umidade baixa seguirão pelo Sudeste e também em Santa Catarina e do Paraná, com persistência do Veranico até a sexta nos estados catarinense e paranaense.
Veja também: Veranico nesta semana na Região Sul e frio na virada do mês!
Quando a secura do ar diminui no Brasil
Aumento da chuva no centro sul do Brasil nos próximos dias
A precipitação aumentará pelo centro-sul do país no final de semana, com os maiores acumulados de chuva previstos sobre os três estados do Sul do país, no oeste e sul do Mato Grosso do Sul e no sul de São Paulo. Atenção que a chuva já vai começar na sexta sobre o estado gaúcho, e tudo isso se deve ao avanço de uma frente fria, somada a um corredor de umidade que vem da Amazônia e das fortes correntes de vento em altitude, chamada de corrente de jato, além de uma baixa pressão atmosférica a 1,5km de altitude entre o Paraguai, Mato Grosso do Sul, Argentina e no oeste da Região Sul do Brasil.
Acumulados de chuva previstos no Brasil entre os dias 25/05/2023 e 29/05/2023. Fonte: Climatempo e pelo modelo numérico Global Forecast System (GFS)
Fonte: Clima Tempo
Publicado em: Clima