Milho: Imea mantém projeção de safra de 32 mi de toneladas em 20/21
O levantamento feito pelo Imea no mês de junho não registrou atualizações para a safra 20/21 de milho em Mato Grosso. A área do cereal no estado continua sendo estimada em 5,69 milhões de hectares, avanço de 4,94% em relação à safra passada, pautada pelos preços atrativos e a forte demanda pelo cereal, sendo considerada a maior área da série histórica do Instituto.
Os trabalhos a campo começaram a ganhar ritmo na semana passada em Mato Grosso e até a última sexta-feira (02/07), a colheita alcançou 22,49% das áreas previstas. No entanto, o percentual colhido está 23,67 p.p. atrasado em relação à safra passada, atraso este, que continua pautando as incertezas quanto aos rendimentos para o fim da safra. No que se refere as primeiras áreas colhidas, as produtividades reportadas têm apresentado uma significativa variação em grande parte das regiões, e as áreas mais tardias -mais impactadas pelo clima ao longo do desenvolvimento – que ainda não foram colhidas tendem a pressionar a produtividade final da safra.
Diante disto, o Instituto manteve a produtividade no estado em 93,80 sc/ha, e aguarda o avanço dos trabalhos a campo para ter melhores avaliações. Por fim, com a manutenção da área da produtividade esperada para o estado, a produção do cereal segue estimada em 32,00 milhões de toneladas, redução de 9,72% em relação à safra 19/20.
Fonte: Canal Rural
Publicado em: Agro&Negócios