Mapa alcança mais um recorde histórico com número de novos mercados abertos para o agro brasileiro
O governo brasileiro atingiu um marco histórico nas exportações agrícolas sob a liderança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro. Em 21 meses, o Ministério da Agricultura (Mapa) conquistou a abertura de 246 novos mercados em 60 países, superando as 239 aberturas registradas nos quatro anos anteriores.
Compromisso com a Agropecuária Nacional
Esse avanço é reflexo do compromisso do governo em fortalecer a agropecuária e criar novas oportunidades para agricultores e pecuaristas. “As novas aberturas de mercado são uma vitória não só para o setor agrícola, mas para toda a economia do Brasil”, destacou o ministro Fávaro.
Recorde de Aberturas em Setembro e Outubro
Em setembro, o Brasil bateu o recorde de mercados abertos, com 50 em 14 países, superando o recorde de junho, que registrou 26 aberturas em apenas 30 dias. Já em outubro, o Brasil avançou em mercados importantes como Cuba, com exportação de sêmen e embriões bovinos e caprinos, e o Japão, que agora importa farelo de mandioca e polpa cítrica desidratada.
Crescimento Consistente ao Longo dos Anos
Nos últimos anos, o Brasil tem ampliado de forma constante suas exportações. Em 2023, foram 78 novos mercados em 39 países; em 2022, 53 mercados em 26 países; e em 2021, 77 mercados em 33 países. Somente em 2024, o Mapa já abriu 168 mercados.
Diálogo Internacional e Impacto Econômico
Esse sucesso é resultado da retomada do diálogo internacional e das boas relações diplomáticas lideradas pelo presidente Lula e o ministro Fávaro. Esses esforços geram mais renda, empregos e novas oportunidades para o agronegócio brasileiro.
Fonte: MAPA