Mercado livre de energia cresce 18% em 12 meses
Mercado Livre de Energia cresce 18% em 12 meses no Brasil, com adesão de 5.041 novas unidades consumidoras. Fontes renováveis têm destaque, representando 76% da energia no mercado livre. Dentro do ACL, a diferença de custo de até 69% entre a tarifa de energia do mercado regulado e livre tem impulsionado a migração. No mercado livre, os consumidores podem obter até 35% de economia no custo global com energia elétrica
De acordo com o mais recente Boletim da Energia Livre, divulgado pela Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), o mercado livre de energia elétrica no Brasil registrou um notável crescimento nos últimos 12 meses. Os dados revelam um aumento de 18%, com a adesão de 5.041 novas unidades consumidoras. Atualmente, o mercado livre já representa 39% do consumo nacional de eletricidade, totalizando 33.197 unidades consumidoras.
Um dos aspectos destacados nesse boletim é o papel fundamental desempenhado pelo mercado livre na adoção de fontes de energia renovável. A análise revela que, atualmente, o mercado livre absorve 76% da energia gerada por usinas a biomassa, 56% por Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), 48% por energia eólica e 55% por energia solar centralizada. Esses números indicam um crescimento de 10% no último ano no que diz respeito à geração de energia a partir de fontes renováveis.
Fonte: Terra
Publicado em: Energia