Ampliação de novos mercados ressalta qualidade da defesa agropecuária e dos produtos brasileiros
Desde o início da gestão do ministro Carlos Fávaro, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) intensificou as relações comerciais internacionais, com mais de 70 missões em 44 países. Esse esforço resultou na abertura de 281 novos mercados para produtos agropecuários brasileiros em menos de dois anos.
“O Brasil ampliou seu portfólio e se consolidou como um grande provedor de alimentos de forma segura, constante e com qualidade. Temos uma das melhores sanidades de produtos alimentícios do mundo”, destacou o ministro Fávaro.
Destaques nas exportações de carnes
- Carne bovina: Com quase 160 destinos, os principais importadores são China, Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos, Hong Kong e Chile. Entre janeiro de 2023 e novembro de 2024, houve avanços como:
- Reabertura do mercado mexicano.
- Inclusão de novos produtos em Singapura, Japão e outros países.
- Habilitação de novos frigoríficos para exportação à China e formalização de acordos com países como Chile e Reino Unido.
- Carne de frango: Líder global nas exportações, o frango brasileiro chega a 153 mercados. Recentes conquistas incluem:
- Ampliação de mercados no Reino Unido, Filipinas e Chile.
- Manutenção do programa “PACIC” no México.
- Novas habilitações na África do Sul e Cuba.
Expansão de presença internacional
Com 70% das aberturas realizadas nos países com adidâncias agrícolas, o Mapa estabeleceu 11 novos postos, somando agora 40 adidos em todo o mundo.
Relação com a União Europeia e Mercosul
Apesar da diversificação dos destinos, a União Europeia representou apenas 2,79% das exportações brasileiras de carne bovina e 4,1% de carne de frango entre janeiro e outubro de 2024. O ministro enfatizou que o acordo Mercosul-UE será equilibrado, trazendo benefícios mútuos.
“Um acordo só é bom quando é bom para os dois lados e tem reciprocidade”, concluiu Fávaro.
Fonte: MAPA