Massa de ar seco persiste e Brasil enfrenta escassez de chuva; veja a previsão do tempo
Nesta terça-feira (6), a maior parte do Brasil continua sem chuva, devido à persistência de uma massa de ar seco que inibe a formação de instabilidades. Uma frente fria está se aproximando do Rio Grande do Sul, porém, não se espera que cause alterações significativas no tempo.
Na região Norte, são previstas pancadas de chuva, principalmente no Amazonas, Roraima e Amapá, devido à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
Enquanto isso, no litoral nordestino podem ocorrer chuvas isoladas, mas de baixa intensidade.
Quanto às temperaturas, ainda há possibilidade de ocorrência de geadas, embora fracas e localizadas, com mínimas podendo chegar abaixo de 4 °C. Podendo ocorrer especialmente em áreas elevadas das serras Catarinense e Gaúcha.
No entanto, de maneira geral, esse frio não representa preocupações para as áreas produtoras.
Também faz frio no sul de Minas Gerais, mas não há risco para a cultura do café.
Para os próximos dias
Nos próximos dias, a maior parte do país continuará com tempo firme. A previsão indica que a ocorrência de chuvas organizadas e volumosas será restrita a algumas áreas do Norte, com destaque para o noroeste do Amazonas e de Roraima.
Além disso, áreas costeiras do Pará, Maranhão, Ceará, Sergipe e Bahia podem registrar chuvas graças à atuação de instabilidades tropicais, como as ondas de leste e a ZCIT.
Além disso, um ponto relevante é o retorno das chuvas ao Sul, com a aproximação de uma nova frente fria. No entanto, até o momento, esperam-se apenas pancadas rápidas em partes do Rio Grande do Sul.
Não são esperados grandes volumes de chuva até o dia 11 de junho. Com a elevação gradual das temperaturas, o frio está perdendo intensidade, reduzindo o potencial de ocorrência de geadas.
Fonte: Canal Rural
Publicado em: Clima