Ouvidoria 0800 718 2048 | SAC 0800 200 6070 | Sinistros 0800 202 2042

Manchetes do Mercado

3 de junho de 2025

Mapa realiza entrega de máquinas agrícolas para municípios maranhenses

Compartilhe

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) entregou, no dia 30 de maio, 16 tratores agrícolas a 14 municípios do Maranhão por meio do Programa Nacional de Modernização e Apoio à Produção Agrícola (Promaq). A cerimônia foi realizada na sede da Superintendência Federal de Agricultura (SFA-MA), em São Luís.

Municípios contemplados

As cidades beneficiadas foram: Vargem Grande, São Vicente de Ferrer, São João Batista, Pedro do Rosário, Pinheiro, Presidente Sarney, Mirador, Tuntum, Carolina, Santa Luzia do Paruá, Parnarama, Santa Rita, Paulino Neves e Cajapió. A unidade descentralizada da Embrapa em São Luís também recebeu um trator.

Objetivo do investimento

Segundo Samoel Barros, chefe da Assessoria Especial de Assuntos Estratégicos do Mapa, a ação visa modernizar a infraestrutura produtiva e fortalecer a agricultura familiar. “O objetivo é ampliar a capacidade operacional dos produtores, elevando a produtividade, competitividade e sustentabilidade das atividades no campo”, destacou.

Barros também reforçou que o Promaq busca incentivar a mecanização agrícola e reduzir a dependência de práticas manuais, promovendo a inclusão produtiva e o fortalecimento da economia rural.

Critérios técnicos e alinhamento com o desenvolvimento sustentável

Os municípios contemplados atenderam integralmente aos critérios do programa, que exigem demanda comprovada, capacidade de gestão dos equipamentos e atuação em territórios com expressiva agricultura familiar.

Participações na cerimônia

O evento contou com a presença do superintendente da SFA-MA, Wellington Reis, do chefe-geral da Embrapa Cocais, Marco Bonfim, da senadora Ana Paula Lobato e de representantes de instituições públicas e privadas do setor agropecuário.

Fonte: MAPA

Saiba mais sobre o Seguro p/ Máquinas & Equipamentos:

máquinas agrícolas seguro máquinas e equipamentos

Publicado em: