Ouvidoria 0800 718 2048 | SAC 0800 200 6070 | Sinistros 0800 202 2042

Manchetes do Mercado

12 de junho de 2025

Mapa e Banco Central trabalham na construção do Plano Safra 25/26

Compartilhe

Com o objetivo de tornar o próximo Plano Safra mais eficiente e gerar melhores resultados a partir dos investimentos públicos, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) vem promovendo uma série de reuniões técnicas com o setor financeiro. A meta é aperfeiçoar a equalização dos recursos destinados às linhas de crédito para os produtores rurais no ciclo 2025/26.

Reunião entre Mapa e Banco Central foca em crédito e seguro rural

Na quarta-feira (11), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, se reuniu com o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo. O encontro teve como foco o alinhamento de ações para a estruturação do novo Plano Safra.

Entre os temas debatidos, ganhou destaque a proposta de linha de crédito dolarizada do BNDES para custeio da produção. A modalidade oferece juros mais baixos para produtores que possuem hedge natural por exportarem seus produtos. Essa linha, que não depende de recursos do Tesouro Nacional, visa aumentar o interesse dos agentes financeiros.

Modernização do seguro rural está em pauta

Outro ponto importante da reunião foi a modernização do seguro rural. O objetivo é desenvolver opções mais atrativas que alcancem um número maior de produtores. Técnicos do Mapa e do Banco Central também discutiram novas alternativas de garantias para ampliar o acesso ao crédito rural.

Equipe técnica acompanha as negociações

Também participaram da reunião o secretário de Política Agrícola do Mapa, Guilherme Campos; o secretário-adjunto Wilson Vaz; e o assessor especial do ministro, Carlos Ernesto Augustin. O grupo segue empenhado na construção de um Plano Safra mais moderno, sustentável e eficiente para o ciclo agrícola 2025/26.

Fonte: MAPA

Saiba mais sobre o Seguro Rural:

mapa construção plano safra Seguro Rural

Publicado em: