Lives debatem produção sustentável de soja no Tocantins
Acontecem nesta semana quatro lives dentro do projeto ABC Soja Sustentável, que está trabalhando com transferência de tecnologias relacionadas a essa cultura agrícola no Tocantins. Nos três primeiros dias (terça, quarta e quinta), serão abordados temas técnico-científicos e, no último dia (sexta-feira), a discussão acontecerá em torno da experiência da consultoria contratada para executar o projeto no campo. Confira a programação no final do texto.
A Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas-TO), além das duas temáticas que constam em seu nome, possui trabalhos de pesquisa e de transferência de tecnologia em sistemas agrícolas. Nesse contexto, entra o ABC Soja Sustentável. A líder do projeto é Márcia Grise, pesquisadora que trabalha na área de transferência de tecnologia. Juntamente com a Embrapa, está a CI-Brasil, por meio de Iamilly Cunha, coordenadora de projetos na instituição.
Márcia explica que “a ocupação de áreas de fronteira agrícola no Cerrado com produção de commodities graníferas, especialmente a soja, é uma realidade. O inimaginável 25 anos atrás aconteceu; por meio de desenvolvimento de tecnologias, o Cerrado, um bioma naturalmente frágil, está agora sendo explorado pra produção de grãos em larga escala. Para que esta produção seja sustentável com o passar dos anos, ou seja, não entremos numa escalada de rendimentos decrescentes, é preciso realizar essa produção de maneira consciente, empregando o que temos de mais moderno em tecnologia para a região”.
O ABC Soja Sustentável vem justamente para colaborar com o desenvolvimento sustentável da produção de soja no Tocantins. Parceria entre Embrapa e CI-Brasil, o projeto busca formar e valorizar a assistência técnica, tanto pública como privada, com atuação na região. A ideia é, por meio dessa assistência, transferir aos produtores rurais tecnologias que levem à produção sustentável de soja. “Dentre as tecnologias preconizadas e transferidas aos produtores, estão o plantio direto na palha com palhada de qualidade, sucessão e consórcio de culturas e a ILP (Integração Lavoura-Pecuária)”, conta Márcia.
Expectativa positiva – A sequência de lives que começa nesta terça, 13 de outubro, é considerada o II Encontro ABC Soja Sustentável, cujo tema é manejo de palhada no Tocantins. A expectativa da coordenação do projeto é positiva. “Estamos muito animados com este II Encontro ABC Soja Sustentável. E agora, num modelo remoto em função da pandemia, temos a oportunidade de chegar a um número muito maior de produtores e técnicos do que no modelo presencial tradicional. Então, isso nos traz muita expectativa quanto a um público maior; esperamos atingir técnicos e produtores de todas as regiões do Tocantins e quiçá de outros estados”, relata Iamilly, da CI-Brasil.
Confira a programação das lives, que serão transmitidas sempre a partir das 19h no canal corporativo da Embrapa no YouTube (www.youtube.com/embrapa):
13 de outubro, terça-feira: Manejo da fertilidade do solo em sistemas integrados de produção de soja, com Rafael Nunes, pesquisador da Embrapa Cerrados (Planaltina-DF). Acesse neste link.
14 de outubro, quarta-feira: Gramíneas forrageiras tropicais e consórcio milho + brachiaria para formação de palhada, manejo de plantas daninhas e aumento da produtividade na cultura da soja, com Gessi Ceccon, analista de pesquisa da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados-MS). Acesse neste link.
15 de outubro, quinta-feira: Produção e manejo da palhada em sistemas integrados de produção de soja, com Túlio Gonçalo, do Grupo Gapes. Acesse neste link.
16 de outubro, sexta-feira: Experiências do projeto ABC Soja Sustentável na safra 2019/2020, com Guilherme Milhomem e Carlos Henrique Milhomem, da Boa Esperança Agronegócios. Na sequência, haverá mesa redonda com palestrantes de outros dias. Acesse neste link.
Publicado em: Agro&Negócios