Começa nesta quinta-feira (20) o inverno no Hemisfério Sul
O inverno no Hemisfério Sul começará em 20 de junho de 2024, às 17h51, e terminará em 22 de setembro, às 9h44 (horário de Brasília). Esta estação é tradicionalmente menos chuvosa nas regiões Sudeste, Centro-Oeste, e parte das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Entretanto, os maiores volumes de precipitação são esperados no noroeste da Região Norte, leste da Região Nordeste e em parte da Região Sul do país.
Características Climáticas
Durante o inverno, a presença de massas de ar seco reduz a umidade relativa do ar em grande parte do Brasil, aumentando a incidência de queimadas e incêndios florestais, além de propiciar um aumento nas doenças respiratórias.
Menor incidência de radiação solar e incursões de massas de ar frio, provenientes do sul do continente, causam quedas de temperatura, resultando em médias inferiores a 22ºC na parte leste das regiões Sul e Sudeste. Essas temperaturas podem provocar geadas nas regiões Sul, Sudeste e em Mato Grosso do Sul, neve nas áreas serranas e planaltos da Região Sul, e episódios de friagem em Mato Grosso, Rondônia, Acre e no sul do Amazonas.
Fenômenos Associados
Devido às inversões térmicas matinais, a formação de nevoeiros e névoa úmida é comum nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, reduzindo a visibilidade em estradas e aeroportos.
Prognóstico Climático
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que representa o Brasil na Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950, preparou um prognóstico climático detalhado para o inverno de 2024 em todas as regiões do Brasil.
Destaques por Região
- Sul: Expectativa de geadas frequentes e possíveis quedas de neve nas áreas serranas.
- Sudeste: Redução significativa da precipitação e ocorrência de nevoeiros.
- Centro-Oeste: Ar seco predominante com possíveis episódios de friagem.
- Norte: Chuva concentrada no noroeste da região e friagem no sul do Amazonas.
- Nordeste: Maiores volumes de chuva no leste da região, com seca no interior.
Para mais detalhes sobre o prognóstico climático do inverno de 2024, acesse o site do Inmet.
Fonte: MAPA