Inmet Firma Acordo de Cooperação Técnica com a Conab
A intenção é evoluir para um acordo entre as instituições e trabalhar em conjunto, no qual a Conab dará apoio logístico e técnico para os trabalhos de campo de ambas as instituições. E o INMET prestará apoio na troca de informações climáticas fornecidas pelo Banco de Dados, fazendo previsão a longo prazo conseguindo usar a inteligência estratégica para monitoramento de safra. A Conab terá mais acurácia na modelagem de produtividade e produção agrícola do Brasil.
Segundo Sergio De Zen, este acordo trará uma maior interação entre os especialistas das duas instituições, o que permitirá a realização de estimativas mais rápidas dos fatores climáticos. “A parte climática é fundamental, principalmente os modelos a longo prazo, pois conseguimos produzir melhor a soja, milho, feijão e etc”, afirma.
Na ocasião, o diretor do Inmet, Miguel Lacerda apresentou o Plano Estratégico para 2021-2030, falou do projeto SIM INMET, discutiu maneiras e estratégias de incluir o INMET junto a Conab.
Participaram da reunião a coordenadora-geral de Meteorologia Aplicada, Desenvolvimento e Pesquisa e meteorologista do INMET, Marcia dos Santos Seabra, Cleber Soares, diretor de Inovação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Cleverton Santana, superintendente de Informações da Agropecuária/Conab e Newton Martins, superintendente de Tecnologia da Informação/Conab