Ouvidoria 0800 718 2048 | SAC 0800 200 6070 | Sinistros 0800 202 2042

Manchetes do Mercado

6 de janeiro de 2021

Inmet estuda seguro rural baseado em índices paramétricos, com ativo negociado na B3

Compartilhe

O produtor rural pode começar a pensar em ter um modelo inovador de seguro, baseado em parâmetros climáticos previamente estabelecidos, e com negociação do resseguro em bolsa de valores.

Confirmado por duas fontes de seguradoras, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) está desenvolvendo, em conversas com o setor, este que será um dos eixos estratégicos definidos pelo novo diretor, recém-nomeado, Miguel Lacerda.

Não à toa, o modelo foi inspirado, de certa forma, no RenovaBio, formatado por Lacerda enquanto diretor de Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia. Ao desenvolver a metodologia de precificar a menor emissão de carbono na produção de biocombustíveis, adicionou um sistema de negociação na B3 (B3SA3) dos Créditos de Descarbonização (CBios) entre as unidades produtoras e as distribuidoras, além de investidores extra-setor.

O seguro rural agora desenhado, em parceria com as seguradoras, terá como base um “index de Clima para Seguros Paramétricos”, diz um dos profissionais ouvidos, para quem “o sistema poderá ser até maior que o RenovaBio”.

Publicado em: