Inflação desacelera em março e fica em 0,16%
A inflação do país desacelerou em março, registrando alta de 0,16%, uma queda de 0,67 ponto percentual (p.p) em relação a fevereiro, quando marcou 0,83%. O índice é do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo IBGE. No acumulado do ano, a inflação está em 1,42%, enquanto nos últimos 12 meses, os preços subiram 3,93%, uma queda em relação ao mesmo período do ano anterior.
Comportamento dos Preços por Grupo
Dos nove grupos pesquisados, seis tiveram alta de fevereiro para março. Entretanto, grupamentos como Educação apresentaram desaceleração no índice devido aos reajustes no início do ano letivo, que não ocorreram em março. Alimentação e bebidas tiveram o maior impacto e a maior variação, mas com menor intensidade em comparação com fevereiro.
Variação dos Preços de Alimentos
A alimentação no domicílio e fora dele apresentou desaceleração, mas os preços continuam subindo, especialmente para itens como cebola, tomate e ovos, impulsionados por questões climáticas e demanda sazonal. A alimentação fora do domicílio também teve uma variação menor em relação ao mês anterior.
Comportamento dos Transportes
O grupo de Transportes registrou queda em março, influenciado pela redução nos preços das passagens aéreas e da gasolina. Outros combustíveis como o etanol e o óleo diesel também apresentaram queda, enquanto o táxi teve um leve aumento devido a reajustes em algumas cidades.
Impacto Regional e Outros Grupos
A inflação variou regionalmente, com Porto Alegre registrando queda nos preços, enquanto São Luís teve a maior variação, impulsionada pelo aumento do preço do tomate. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) também teve alta em março, com destaque para os produtos alimentícios e não alimentícios.
Fonte: IBGE