Ouvidoria 0800 718 2048 | SAC 0800 200 6070 | Sinistros 0800 202 2042

Manchetes do Mercado

5 de junho de 2024

IEA: meta de triplicar energia renovável é ambiciosa, mas alcançável

Compartilhe

Na COP 28, quase 200 países se comprometeram a triplicar a capacidade mundial de energia renovável nesta década, uma ação crucial para manter viva a meta de limitar o aquecimento global a 1,5 °C. Fatih Birol, diretor executivo da IEA (International Energy Agency), afirmou: “Nosso relatório deixa claro que a meta de triplicação é ambiciosa, mas alcançável – embora apenas se os governos transformarem rapidamente as promessas em planos de ação”.

Oportunidades para Ação

Segundo um novo relatório da IEA, os países têm uma oportunidade significativa nos próximos meses para desenvolver planos claros que impulsionem a energia renovável, auxiliando o mundo a atingir os objetivos da COP 28. O relatório “COP 28 Tripling Renewable Capacity Pledge”, publicado na terça-feira (4), destacou que, embora a energia renovável seja central para atingir as metas internacionais de energia e clima, poucos países definiram metas explícitas para 2030 em suas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) no âmbito do Acordo de Paris.

Metas e Ambições

De acordo com a IEA, os compromissos oficiais nos NDCs somam atualmente 1.300 GW, apenas 12% do necessário para atingir a meta global de triplicação estabelecida em Dubai. No entanto, a pesquisa da IEA, que abrange quase 150 países, revelou que as ambições internas dos governos são muito maiores, correspondendo a quase 8.000 GW de capacidade renovável até 2030. Isso significa que, se os países incluírem todas as suas políticas, planos e estimativas existentes em seus novos NDCs para 2030, refletirão 70% do necessário para atingir a meta de triplicação, que é de 11.000 GW de capacidade renovável instalada globalmente.

Acelerando o Progresso

“Ao cumprir os objetivos acordados na COP 28, os países têm uma grande oportunidade de acelerar o progresso rumo a um sistema energético mais seguro, acessível e sustentável. Continuaremos a apoiar governos nos esforços para alcançar esta meta”, ressaltou Birol.

Investimentos em Energia Solar e Eólica

Cada vez mais países estão optando por fontes de energia renovável, como a solar fotovoltaica e a eólica, após uma queda significativa nos custos na última década e esforços governamentais renovados para construir sistemas energéticos resilientes e com menores emissões. A quantidade de capacidade renovável adicionada globalmente a cada ano triplicou desde a assinatura do Acordo de Paris em 2015, devido ao apoio político, economias de escala e progresso tecnológico, que reduziram os custos da energia solar e eólica em mais de 40%, tornando-as amplamente competitivas com os combustíveis fósseis.

Desafios e Soluções

Apesar do crescimento, desafios importantes persistem, como longos tempos de espera para licenças de projetos, investimentos inadequados em infraestruturas de rede e elevados custos de financiamento, especialmente em economias emergentes. O estudo da IEA propõe ações específicas para enfrentar esses obstáculos, como melhorar a visibilidade das políticas a longo prazo, apoiar projetos em fase de pré-desenvolvimento e reduzir os riscos de preços, inflação e taxas de câmbio.

Com estas ações, os países podem superar os desafios e acelerar a transição para um futuro energético mais sustentável e seguro.

Fonte: Canal Solar

Saiba mais sobre o Seguro Garantia:

iea energia renovável seguro garantia

Publicado em: